Capacitação para o trabalho parlamentar fecha ciclo de 2023 em Salvador

Leonardo Queiroz, assessor do senador Jaques Wagner, ao lado das diretores de Assuntos Parlamentares do Sindifisco: Patrícia Fiore (adjunta) e Floriano de Sá Neto (titular)

Para fechar o ciclo de 2023, Auditores-Fiscais da 5ª Região Fiscal concluíram o curso de Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, em Salvador, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Promovido pela Diretoria de Assuntos Parlamentares, em parceria com a DS/Salvador, esse foi o sétimo evento de um ciclo de dez. As aulas foram ministradas pelos consultores da Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, Luiz Alberto dos Santos e Antônio Augusto de Queiroz, e pelos diretores de Assuntos Parlamentares, Auditores-Fiscais Floriano de Sá Neto e Patrícia Fiore. As aulas englobaram temas como processo de decisão, grupos de pressão, processo legislativo, dicas para abordagem de parlamentares, dentre outros.

Segundo o diretor Floriano de Sá Neto, a participação de Auditores superou as expectativas e contou com grande presença feminina. “Foi sem dúvida a oficina na qual tivemos a maior quantidade de Auditoras presentes. O curso se desenvolveu na sua integralidade e todo o conteúdo foi concluído”, disse.

“A turma estava bastante interessada e os Auditores-Fiscais baianos têm bastante experiência e proatividade no trabalho parlamentar na base. Nosso intuito com esse projeto é explicar a importância, fomentar e apoiar, em outras delegacias sindicais, esse tipo de engajamento”, acrescentou a diretora Patrícia Fiore.

O assessor do senador Jaques Wagner (PT-BA), Leonardo Queiroz, foi convidado para fazer uma análise do cenário atual no Legislativo e no Executivo. “O Sindifisco representa uma categoria que desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento do país. São profissionais da mais alta qualificação. O diálogo com o Poder Legislativo é fundamental para o aperfeiçoamento mútuo das atividades desempenhadas pelas respectivas instituições. Foi uma experiência única poder conviver e ampliar meu entendimento sobre o trabalho realizado por esse importante sindicato”, explicou.

A contribuição feita pelo assessor foi reforçada pelo diretor de Assuntos Parlamentares. “Nós devemos colocar nas próximas oficinas uma contribuição adicional de um assessor parlamentar que trabalhe, que possa expor a rotina e como funciona um gabinete na prática”, acrescentou.

A próxima capacitação ocorrerá em Belo Horizonte, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2024, direcionada a Auditores-Fiscais da 6ª Região Fiscal. As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela Delegacia Sindical local, que encaminhará as indicações dos filiados à Diretoria de Assuntos Parlamentares, por meio do preenchimento de formulário específico enviado via e-mail.