Votação pela internet tem adesão de 5.471 Auditores no segundo turno

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) contabilizou um total de 5.471 Auditores-Fiscais que participaram da votação do segundo turno, via internet, para eleger a Direção Nacional do Sindifisco. O número representa um aumento de 12% se comparado aos 4.879 filiados que votaram eletronicamente no primeiro turno e supera em 32% os 4.138 filiados que participaram do segundo turno em 2018. A votação começou às 8h de quinta (4) e foi encerrada às 19h desta sexta (5).
A presidente da CEN, Auditora-Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno, destacou a relevante participação dos Auditores-Fiscais na votação do segundo turno pela internet, que alcançou um total de 32,44% do colégio eleitoral do Sindifisco Nacional. Ela avaliou também que a opção expressiva pelo voto eletrônico consolida um sistema democrático de escolha que é composto ainda por outras modalidades de votação – presencial e por correspondência, além da votação em trânsito e em separado.
“Esse aumento em relação ao primeiro turno ocorreu tanto para os filiados aposentados quanto para os filiados ativos. Em números absolutos, tivemos 1.168 aposentados votantes no primeiro turno e 1.241, agora. Em relação aos ativos, foram 3.711, no primeiro turno, e 4.230, no segundo – uma diferença de 519 votos entre os ativos”, detalhou a presidente da CEN.
Segundo Carmen, a Comissão Eleitoral novamente não identificou problemas de sistemas neste segundo dia de votação eletrônica. As intercorrências foram apenas de situações isoladas de filiados que tiveram problemas com a utilização do certificado digital (instalação do certificado, esquecimento de senha etc).
“Diante desses problemas pontuais, os filiados que não conseguiram votar pelo sistema eletrônico e que estão vinculados a Delegacias Sindicais em que não haverá urnas presenciais podem enviar um e-mail para a CEN (cen2021@sn.org.br), solicitando o envio do kit para votação por correspondência”, informa Carmen Fantini.
A próxima etapa das Eleições 2021 será a votação presencial, marcada para o dia 11 de novembro em 52 Delegacias Sindicais. Essa mesma data será o prazo final para a postagem dos votos por correspondência dos filiados que optaram por essa modalidade. Vale lembrar que o kit a ser utilizado é o de cor laranja (2º turno), que foi previamente enviado à casa dos filiados pela Comissão Eleitoral.