Câmara aprova reajuste de 7,72% para aposentados

Um reajuste de 7,72% para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo foi aprovado nessa terça-feira (4/5), na Câmara dos Deputados. O percentual corresponde a 80% da variação do PIB (Produto Interno Bruto) mais a inflação. O reajuste beneficia os Auditores-Fiscais aposentados e os pensionistas que não têm paridade.

A matéria encontrou forte resistência da base do governo que a princípio defendia um reajuste máximo de 6,14%. A tentativa de um acordo durou mais de quatro meses. Um parecer do relator da matéria, líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT/SP), elevou o percentual até  7%, índice defendido até o último momento pelo governo. Mas foi em vão. O reajuste de 7,72% foi aprovado inclusive com a cooperação da base aliada e será retroativo ao mês de janeiro. O impacto para os cofres da Previdência, com a aprovação do reajuste de 7,72%, é de cerca de R$ 5 bilhões.

A matéria agora vai para o Senado Federal. Senadores da base governista e da oposição vêm antecipando que há um consenso na Casa para a aprovação do novo percentual.

Por outro lado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já anunciou que irá orientar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vetar o reajuste. A medida pouco popular também foi aventada pelo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas. “Vai ser pior porque o aposentado vai ficar com nada. Vai ficar com apenas 3,53%, que é o valor da reposição da inflação”, ressaltou Gabas.

Conteúdos Relacionados