Visita conjunta é encerrada em Pedro Juan Caballero


A série de visitas realizadas no decorrer da semana para dar continuidade ao projeto de integração entre Auditores-Fiscais brasileiros e de países vizinhos foi encerrada na quarta-feira (24/10) com uma reunião entre os sindicalistas brasileiros e paraguaios e aduaneiros da Administração da Aduana de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

O 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, o diretor de Relações Internacionais do Sindicato, Fábio Galízia, e dirigentes do Sitrad (Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros do Paraguai) foram recebidos pelo administrador da unidade, Miguel Maria Gonzalez, que declarou apoiar a união das entidades representativas dos aduaneiros, por meio da Frasur (Federação de Arrecadação Fiscal e Aduaneira do Mercosul), na luta por condições dignas de trabalho e integração entre as aduanas da América do Sul.

O administrador comentou a iniciativa das unidades aduaneiras vizinhas – Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai – de trabalhar pela oficialização da integração. “Nesse processo serão determinadas ações que em médio prazo beneficiarão as duas partes”, destacou Gonzales.

Ele elogiou o trabalho desenvolvido pelos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil e a proposta sugerida pelo Sindifisco Nacional à Frasur de realizar visitas conjuntas de sindicatos coirmãos às regiões fronteiriças com o objetivo de promover uma maior interação entre os integrantes da carreira na América do Sul.

Fábio Galízia falou sobre as visitas já realizadas e ressaltou que, ao contrário do que viu na divisa do Brasil com o Paraguai, nas outras regiões visitadas, aduaneiros de países vizinhos nem se conheciam e muitas vezes assuntos urgentes e necessários que precisavam ser resolvidos entre as aduanas não eram solucionados por falta de conhecimento. “Nesse sentido, nós ficamos muito satisfeitos em poder colaborar para a interação entre esses trabalhadores, por meio dessas visitas”,justificou.

O secretário-geral do Sitrad, Gustavo Kirmser, fez um breve histórico sobre a Frasur e discorreu sobre a luta sindical no Paraguai pela manutenção dos direitos trabalhistas e aproveitou para também elogiar a iniciativa da administração da Aduana Paraguaia em discutir a integração com o Brasil.

O 2º vice-presidente do Sindifisco reforçou a importância da união dos aduaneiros da América do Sul para a melhoria das condições de trabalho e salários dignos, uma vez que a carreira contribui para o crescimento e proteção dos países, por meio da arrecadação de impostos e combate ao contrabando.

“A aduana, o tributo interno e a fiscalização são tão importantes que sem o nosso trabalho os Estados não teriam recursos para funcionar. Por isso, o aduaneiro tem que ter segurança jurídica e financeira para poder ficar mais forte diante das pressões”, sintetizou Sérgio Aurélio. “Nós temos sim que brigar para fortalecer os nossos controles internos, as nossas fronteiras e dar segurança aos trabalhadores aduaneiros, porque não adianta colocar um trabalhador, mesmo ganhando bem, na fronteira sem dar a ele boas condições laborais”, acrescentou.

Também participaram da reunião, a diretora de Assuntos Femininos do Sitrad, Suzana Ovielo Matto, e os delegados sindicais Feliciano Bazzano e Edgar Daniel Insfram.

{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2012/Outubro/Bol775/Pedro_Juan]}

Conteúdos Relacionados