Veja.com repercute o Dia de Mobilização de Advertência

Ao repercutir o Dia de Mobilização de Advertência, a revista Veja Online de terça-feira (8/5) alerta para as operações-padrão realizadas nos portos, aeroportos e fronteiras pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) em todo o país, neste dia 9 de maio.

Na matéria "Auditores fiscais vão reter mercadoria nos portos nesta 4ª feira", a revista explica que o medida implica no cumprimento rigoroso de todas as normas da atividade de inspeção e resulta em um processo mais lento. E ainda chama a atenção para o fato de não haver nenhuma liberação de mercadoria neste dia.

Ao abordar os motivos que levaram os Auditores a se mobilizar, a revista lembra que a categoria, assim como outras diversas carreiras do serviço público, tenta negociar com Governo um reajuste e melhores condições de trabalho desde 2010 e até hoje não obtiveram uma proposta concreta quanto às suas demandas. “A ideia é abrir um canal de negociação que não prejudique a população nem o empresariado”, diz o diretor de Comunicação da DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional, Mauricio Zamboni, na matéria.

Maré Vermelha – A revista destaca ainda que a mobilização de advertência ocorre em um momento em que as importações encontram maior dificuldade para obter liberação por parte das autoridades em portos e aeroportos nacionais, por conta da operação Maré Vermelha, deflagrada pela RFB em março passado.

“Como o órgão não investiu significativamente em pessoal e em equipamentos para dar conta da atuação ampliada, o resultado tem sido muita demora para legalizar a entrada de produtos no país. Em alguns casos, leva-se o dobro do tempo para realizar essa tarefa. Consumidores e empresários alegam prejuízo com a medida”, destaca Veja.

Conteúdos Relacionados