Valorização do Fisco alagoano é exemplo a ser seguido
A valorização dos Auditores Fiscais e a reestruturação da RFB (Receita Federal do Brasil) são prioridades do Sindifisco Nacional. O alerta, que vem sendo dado pelo Sindicato a algum tempo, merece ainda mais atenção depois do anúncio do Governo Federal de iniciar uma série de ajustes fiscais e aumento de arrecadação, tarefa essa realizada exclusivamente pelos Auditores, autoridades no assunto.
Recentemente, a cúpula do Governo de Alagoas se reuniu com os fiscais de tributos do estado para pedir aos profissionais que aumentem a arrecadação. A solicitação foi feita com o objetivo de equilibrar as contas da unidade da federação. Aos mais de 200 servidores estaduais, o governador Renan Filho prometeu “liberdade” para o desempenho das atividades, pois os fiscais precisavam de autorização da Secretaria Estadual para fiscalizar grandes contribuintes, o que representava uma amarra no desempenho da suas atribuições. A liberdade oferecida pelo governo alagoano demonstra a consciência sobre a importância da categoria e a sua valorização.
“O setor de arrecadação terá o reconhecimento que merece porque ele é muito importante para o Estado”, esclareceu Renan Filho durante discurso. Tal tratamento deveria se estender ao Governo Federal no trato com os Auditores Fiscais da Receita Federal, que apesar da grande importância para o país, possuem remuneração inferior em comparação com os fiscais de tributos estaduais, o que é notoriamente injusto em função da maior complexidade de suas funções.
O empenho, o comprometimento e a dedicação dos Auditores são ignorados pelo Executivo, que insiste em fechar os ouvidos para suas as reivindicações. Por conta disso, os Auditores Fiscais não medirão esforços para lutar pelos seus direitos durante a Campanha Salarial que se aproxima.