Valor destaca estudo do Sindifisco sobre defasagem do IR

A edição do Jornal Valor Econômico de quarta-feira (26/3) traz uma reportagem especial sobre o Imposto de Renda 2014. Na matéria, a publicação explica que “o grande alimentador dos números tributários é um artifício legal que evita que a tabela de IR seja corrigida de acordo com a inflação”. 

O Valor destaca informações que constam em estudo do Sindifisco Nacional sobre o tema. O presidente do Sindicato, Cláudio Damasceno, ressaltou ao jornal o prejuízo que a falta de correção da tabela causa à população. “Tem gente contribuindo que não deveria, e outros contribuindo com mais que deveriam”. 

A matéria também deu publicidade aos números levantados pela entidade, que informam que a parcela isenta do pagamento de IR, hoje tem renda de até R$ 1.787, mas a faixa de isenção, se a tabela fosse devidamente corrigida, estariam livres os rendimentos de até R$ 2,8 mil. 

O texto traz ainda informações sobre a eficiência do Fisco, controles eletrônicos, planejamento tributário, ampliação do grupo de contribuintes para acompanhamento especial, e sobre os erros mais comuns na hora de preencher a declaração. 

 
Conteúdos Relacionados