Plenário altera regras para formação de grupos

Uma das decisões do plenário do Congresso de Unificação, tomada durante a discussão do regimento, foi utilizar uma planilha de dados (Excel) para a composição dos grupos de trabalho nos quais houvesse um número de inscritos que fosse superior ao limite estabelecido pela plenária. Esse processo já havia sido utilizado no XI Conaf, em outubro do ano passado, com sucesso.

Após a utilização da planilha, no dia de ontem (14/4), constatou-se grande quantidade de inconformidades. Por exemplo, o resultado esperado para um grupo em que havia 131 inscritos seria a indicação de 37 membros para o grupo, dentre aqueles originais 131. Todavia, o que se verificou é que a composição do grupo incluía pessoas que não optaram por esse grupo.

Outro problema verificado foi um grande número de Auditores credenciados que não foram selecionados para grupo algum, apesar de terem apresentado sua ficha de opção para os grupos de trabalho. Ocorreram ainda casos em que o programa selecionou colegas que não se credenciaram no Congresso, portanto não estavam presentes, como membros de grupo de trabalho.

Constatados os problemas, a Mesa Diretora tomou a decisão de reunir os Auditores em plenário para que fossem encontradas soluções para um caso não previsto no regimento. Reunidos, os delegados aprovaram o entendimento da Mesa Diretora, que efetivamente tratava-se de um caso omisso, estando o próprio plenário regimentalmente autorizado a rever suas decisões.

Entre as decisões tomadas, o plenário decidiu extinguir a limitação do número de participantes em grupo, readequar os horários de trabalho e autorizar que a decisão sobre o regimento eleitoral fosse tomada em reunião unificada do Conselho de Delegados Sindicais e do Conselho de Representantes, para depois serem submetidas a uma Assembléia Nacional Unificada.

Regimento do Congresso – Na manhã de ontem, o plenário concluiu o debate e a votação da proposta do Regimento do Congresso de Unificação, iniciado no dia anterior (13/4). No total, foram apresentadas 52 propostas de alteração à minuta do regimento, tanto de mudanças no texto como de inclusão de novos artigos. O Congresso de Unificação segue até o dia 18 abril, no Centro de Evento e Treinamento da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), em Brasília.
 

Conteúdos Relacionados