Contabilidade orienta DS sobre procedimentos
Em função das mudanças e das adaptações necessárias nos procedimentos contábeis das DS (Delegacias Sindicais) do Sindifisco Nacional, o setor de Contabilidade do Sindicato selecionou alguns pontos que podem ser motivo de dúvidas por parte das unidades locais e está sugerindo alguns procedimentos.
Nova Razão Social – É importante relembrar as delegacias de que envio de informações relativas à GFIP/SEFIP deve ser feito sob a razão social Sindifisco Nacional. O recolhimento da contribuição do INSS, competência 09/2009, também deve obedecer à nova situação do Sindicato.
Além disso, a partir desta segunda-feira (14/9), é importante que os responsáveis pelos sistemas contábil e sistemas relativos à folha de pagamentos atentem também para a necessidade de alteração de cadastro para Sindifisco Nacional. Vale lembrar, no entanto, que os dados referentes aos históricos contábil e das folhas de pagamento anteriores a 14 de setembro não necessitam de alterações e devem ser armazenados como Unafisco Sindical.
Formulário e Notas Fiscais – Outro ponto importante que pode gerar dúvidas nas delegacias diz respeito a notas fiscais. A partir desta segunda-feira, todas as notas fiscais recebidas pelas unidades locais devem ser emitidas ao Sindifisco Nacional. Caso a nota seja emitida ao Unafisco Sindical, basta à delegacia tratá-la por meio de Carta de Correção junto aos fornecedores e prestadores de serviço.
Quanto aos formulários de centralização de impostos enviados mensalmente, é importante atentar que não haverá atualização imediata. Está em curso uma atualização dos documentos, mas ela não será necessária neste momento.
Vale notar ainda que em função da nova razão social do Sindicato unificado, todas as DS podem realizar as alterações referentes à alteração das titularidades das contas bancárias, dos contratos com prestadores de serviço, com fornecedores e com empresas de serviços de telefonia fixa e móvel.
Por fim, o setor de Contabilidade reitera que as DS, assim como os sindicatos da base da Fenafisp, também devem fazer o levantamento dos balanços patrimoniais (bens, direitos e obrigações) que reflitam a situação delas em 7/5/09 e 13/9/09. A informação, assim como outras referentes às demonstrações contábeis, como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), Balancete, livros Razão e Diário, devem ser repassadas, impreterivelmente, até o dia 25 de setembro próximo, conforme prazo estabelecido pelo artigo 146, § 6º, do Estatuto do Sindifisco Nacional.