Unidades aduaneiras do Brasil e do Paraguai recebem a visita da Frasur

Em continuidade ao projeto de integração entre Auditores-Fiscais brasileiros e de países vizinhos, o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, o diretor de Relações Internacionais do Sindicato, Fábio Galízia, e membros do Sitrad (Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros do Paraguai) visitaram, na segunda-feira (22/10), instalações aduaneiras em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Ciudad Del Este, no Paraguai.

Na DRF (Delegacia da Receita Federal) Foz do Iguaçu, os sindicalistas conheceram os depósitos de mercadorias apreendidas, que comportam milhares de produtos resultantes do trabalho de fiscalização desenvolvido pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) da região, estiveram no local de “desova” de veículos e puderam acompanhar o serviço de vistoria de mercadorias apreendidas. Também visitaram o Porto Seco local, o pátio onde ficam estacionados os caminhões que aguardam a liberação de cargas e a Estação Aduaneira da PIA (Ponte Internacional da Amizade). Os dirigentes paraguaios puderam conhecer as especificidades do trabalho desenvolvido pela aduana brasileira e entender um pouco sobre o seu funcionamento.

Paraguai – Na visita às instalações aduaneiras do lado paraguaio, os Auditores brasileiros se inteiraram melhor sobre o funcionamento da aduana no país vizinho. Pela PIA passam de 200 a 250 caminhões por dia. Não há por parte dos trabalhadores aduaneiros paraguaios reclamações no que diz respeito ao déficit de mão de obra. Para os aduaneiros que atuam no lado paraguaio da Ponte é oferecida moradia para aqueles egressos de outras regiões. No local existem 60 pequenas residências para acomodar os servidores. Exemplo que o Sindifisco espera ser seguido pelas autoridades aduaneiras brasileiras, pois trata-se de uma reivindicação permanente do Sindicato.

Os sindicalistas e Auditores-Fiscais brasileiros foram recebidos pelo administrador da Aduana da PIA, em Ciudad Del Este, Anibal Perez Gomes, e pelo sub-administrador, Vitoriano Braga. Os cargos equivalem às funções de delegado e delegado-adjunto na RFB. Os administradores elogiaram a iniciativa da Frasur sugerida pelo Sindifisco e reforçaram a importância de haver uma integração entre as aduanas dos países membros da entidade. “Mostrar a realidade de cada um e possibilitar a troca de informações são atitudes relevantes e que devem ser seguidas por todos”, ressaltou Gomes.

Os integrantes da Frasur falaram do objetivo da Federação com as visitas e apresentaram as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Federação em prol da integração aduaneira nos países da América do Sul.

“A Frasur tem anos de existência, mas até então não havia uma interação entre as representações dos países membros. O nosso interesse é promover uma maior convivência e assim contribuirmos para o crescimento de cada um desses países e para uma América do Sul melhor”, destacou o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio.

Já o diretor Fabio Galízia agradeceu o apoio dos administradores da Aduana do Paraguai e lembrou que as visitas são apenas o início de um grande trabalho que será feito em benefício das aduanas sulamericanas. “Essa é umas das ações da Frasur para promover a integração de pessoas que buscam o mesmo objetivo: a repressão ao comércio ilegal e a melhoria das condições de trabalho para os servidores que atuam no setor”, disse.

Receita Federal do Brasil – Ainda do lado paraguaio, os diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional) visitaram uma pequena unidade da RFB que existe no local. Uma equipe formada por dois Auditores-Fiscais e seis Analistas atua no controle do trânsito aduaneiro das mercadorias importadas pelo Paraguai que chegam por meio dos portos de Paranaguá (SP) e de Santos (SP) e realizam a vistoria de mercadorias exportadas do Brasil de até US$ 2,5 mil. Apesar de gostar de trabalhar no localidade, o Auditor-Fiscal que alí atua se queixa do deslocamento diário do Brasil para o Paraguai. Segundo o Auditor, o trânsito é intenso na PIA, o que provoca muito desgaste e cansaço.

Também participaram das visitas ao Paraguai, o chefe do Porto Seco de Foz do Iguaçu, Gilson Nocelin, e o supervisor de importação, Sandro Huttner, além do presidente da DS (Delegacia Sindical) Foz do Iguaçu, Diego Augusto de Sá, e o secretário-geral, Alfonso Burg.

A visita conjunta Brasil/Paraguai teve continuidade, na terça-feira (23/10), na Inspetoria da Receita Federal em Guaíra (PR) e da cidade de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Também serão visitadas unidades aduaneiras no Paraguai.

Na quarta-feira (24/10), os integrantes da DEN do Sindifisco Nacional fecham o ciclo de visitas nas estações aduaneiras de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2012/Outubro/Bol773/visitas]}

Conteúdos Relacionados