DEN fará recomposição do fundo do corte
Um desconto de 1% será efetuado no próximo contracheque dos Auditores-Fiscais filiados ao Unafisco, para recompor o fundo do corte do ponto. A decisão foi tomada pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) na última reunião do colegiado, uma vez que os recursos em caixa já foram utilizados.
A Diretoria lembra que a Classe aprovou em Assembléia Nacional um reforço de até 11% para o fundo do corte do ponto, já prevendo as possíveis retaliações do Governo contra a paralisação de 54 dias, durante a Campanha Salarial. No entanto, até agora apenas uma cota de 3% foi cobrada dos Auditores.
É preciso deixar claro que à época nem todos os descontos puderam ser efetuados diretamente nos contracheques. A solução encontrada pela DEN para cobrar a contribuição foi a emissão de boletos bancários. Embora a estratégia tenha permitido uma inadimplência temporária, a Diretoria informa que todos os filiados já contribuíram com a cota de 3%.
A prestação de contas da utilização dos recursos do referido fundo está sendo mensalmente disponibilizada para acompanhamento dos Auditores filiados na Área Restrita do site do Unafisco.
Memória – Na Assembléia Nacional do dia 14 de abril, os Auditores-Fiscais aprovaram, com 96,96% dos votos, a recomposição do fundo do corte do ponto através do desconto de duas parcelas de 1% de seus vencimentos. Já na Assembléia de 30 de abril, a Classe deu nova demonstração de disposição ao autorizar – com 96,15% de votos – novo reforço no fundo do corte do ponto, dessa vez com três contribuições de 3%.
Após a assinatura do acordo que finalizou a Campanha Salarial, o Governo se comprometeu a abrir as negociações para a compensação dos dias parados, o que até agora não aconteceu. A DEN já efetuou alguns contatos e continua empenhada em reabrir os canais de diálogo junto a interlocutores do Governo, embora saiba que não será uma missão fácil, já que a ordem para o corte partiu do próprio presidente da República.