Postura da DEN repercute entre Auditores e DSs

A iniciativa da DEN (Diretoria Executiva Nacional) de sair publicamente em defesa da RFB (Receita Federal do Brasil) contra os ataques deflagrados pela mídia ganhou repercussão entre Auditores de vários estados e incentivou a manifestação de muitas DSs (Delegacias Sindicais) em torno de um objetivo comum: defender a instituição e os próprios Auditores-Fiscais. 

Como demonstração da indignação da Classe contra o vazamento de informações internas que tem colocado a RFB  em situação desconfortável, as DSs Santos, São Paulo, Goiás, Rondônia-Acre e Salvador encaminharam notas ratificando o posicionamento da DEN.

“Neste momento, é fundamental que os Auditores-Fiscais se unam pelo fortalecimento do Órgão, não esquecendo que os valores e a missão da Receita Federal do Brasil na sociedade estão acima de qualquer disputa interna.”, ressalta a nota da DS/São Paulo.

“A Diretoria da DS/Santos vem a público manifestar o seu apoio irrestrito à união da nossa instituição Receita Federal, a qual vem sofrendo uma sistemática campanha na mídia de setores cujo objetivo é desprestigiar o órgão que, ao custo de muito trabalho, vem conquistando o reconhecimento, inclusive da sociedade, de seu vital papel para o Estado Brasileiro, haja vista a Carta Magna de 1988, que nos coloca como essenciais ao seu funcionamento (Emenda Constitucional nº 42/03, Art. 37, inciso XXII)”, reforça o texto da DS/Santos.

“Acreditamos que possa ser classificada, no mínimo, como oportunista a atitude de alguns setores da imprensa e da própria RFB, motivada por disputas internas pelo poder ou atribuições, tentar aproveitar-se de um momento de crise financeira de proporções mundiais para denegrir a imagem de uma Instituição que se consolidou por anos e anos de reconhecida eficiência no provimento de recursos para o Estado Brasileiro (…)”, avalia a DS/Goiás em nota.

“Entendemos que a defesa da nossa instituição é fundamental e por conta disso repudiamos os ataques públicos à administração, que não afetam somente as pessoas diretamente envolvidas, mas a Receita Federal como um todo”, explica o manifesto da DS/Rondônia-Acre.

Já a DS/Salvador “repudia as tentativas de desmoralizar pública e falsamente a atual Administração da RFB, pois, em última instância, o que se pretende desmoralizar é a própria instituição e seus servidores”.

A DEN corrobora com as avaliações das DSs e reforça mais uma vez que o reconhecimento público conquistado em anos de serviços de excelência prestados à sociedade não pode ser jogado na lama em função de disputas políticas. As divergências devem ser tratadas internamente, através do diálogo democrático e não nas páginas de jornais.

 

Conteúdos Relacionados