Unafisco Saúde: plano apresenta novos produtos na reunião do CDS
O plano de Saúde dos Auditores Fiscais apresentou dois novos produtos que, se for ratificado em Assembleia Nacional, estarão disponíveis para adesão ainda no primeiro semestre deste ano. A elaboração do plano ocorreu por dois motivos. O primeiro porque o Plano Preminum está, temporariamente, com a comercialização suspensa, até que a ANS (Agência Nacional de Saúde), reveja seus critérios de portabilidade, em especial no que diz respeito à carência. A outra razão surgiu em meio da própria categoria, que através de uma pesquisa que ouviu cerca de 1800 Auditores, constatou que a Classe desejava opções com valores menores e que aceitava modalidades com coparticipação.
Os novos produtos são denominados como Soft Participativo e Unique. O primeiro é semelhante ao Soft, já disponível, e garante acomodação individual e todo rol de procedimentos indicado pela ANS. Esta nova opção terá coparticipação de 30% em consultas, exames, terapias e atendimentos ambulatoriais limitados em R$ 200.
A segunda opção é o Unique, este se propõe ser um intermediário entre o atual produto Soft e o Premium e garante acomodação individual, todo rol de procedimentos da ANS, livre escolha e odontologia. A opção também tem coparticipação de 30%, para os mesmos serviços citados para o Soft Coparticipação, limitada a R$ 300.
“Foi o resultado da pesquisa, que ouviu centenas de Auditores, que norteou a elaboração dos novos produtos. Por meio dela constatamos que parte dos Auditores almejavam preço, ou seja um produto bom, com preço mais acessível, e outros desejavam a disponibilização de um produto que ofertasse uma rede diferenciada de atendimento”, explicou o diretor do Plano de Saúde, Roberto Bueno.
Sobre a suspensão da adesão do Plano Premium, foi explicado que, apesar do plano ser superavitário e ter reserva cinco vezes maior do que estabelece a ANS, a migração para a modalidade Premium poderia comprometer, a médio e longo prazo, a saúde financeira do Unafisco Saúde.
A apresentação (slides) dos novas modalidades de produto ficará disponível no Sads (Serviço de Atendimento às Delegacias Sindicais) para consulta. O CDS aprovou a proposta dos novos produtos com 59 favoráveis, quatro contrários e cinco abstenções. Importante ressaltar que, antes de ser levada para apreciação do colegiado, a proposta foi aprovada pelo Conselho Curador do Plano de Saúde. Agora a questão será levada para Assembleia Nacional.