Unafisco Saúde lança programa voltado à saúde integral

A Diretoria do Unafisco Saúde apresentou nesta terça (25), durante debate telepresencial transmitido pela TV Sindifisco, o Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS). Os vice-presidentes do Sindifisco Nacional, Ayrton Bastos e Jesus Brandão, e as diretoras do plano, Maria Antonieta Rodrigues e Soniléa Vieira Leite, fizeram a abertura do evento, que contou com aproximadamente 200 participantes.
A equipe técnica do Unafisco Saúde fez a apresentação do PAIS e explicou que, na primeira fase do programa, ele abrangerá 1.792 beneficiários pré-selecionados a partir do histórico de utilização do plano, incluindo internações e ocorrência de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, insuficiência renal, ansiedade, depressão e câncer, entre outras.
O programa segue as premissas definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em relação ao médico da família, um generalista que conhece o histórico dos integrantes do grupo familiar. A ideia é promover assistência de forma ampla e qualificada. O PAIS não estará focado na prevenção ou no tratamento de doenças crônicas, e sim na saúde integral.
Os beneficiários que aceitarem participar do programa serão atendidos inicialmente por uma enfermeira, que vai aplicar um questionário de saúde. Em seguida, passarão por uma teleconsulta com o médico da família, para identificação da linha de cuidados personalizados. Caso sejam necessárias consultas com especialistas ou exames, as marcações serão feitas pela equipe do Concierge. Os resultados serão informados ao médico generalista para que ele tenha informações completas do paciente e possa construir um vínculo duradouro.
O programa vai oferecer ainda acompanhamento periódico voltado à melhoria da qualidade de vida, desde a prevenção até o tratamento, incentivando o autocuidado e reduzindo as idas aos hospitais de emergência e as internações.
O vice-presidente Ayrton Bastos destacou dois pontos positivos do PAIS: melhorar a qualidade de vida, a partir da atenção mais próxima à saúde dos associados, e evitar que determinados quadros evoluam para doenças crônicas. “O paciente, às vezes, demora a procurar atendimento, e quando o faz, a doença está em uma fase que exige um tratamento mais complexo. Esse programa pode evitar que isso aconteça e ainda contribui para reduzir os custos para o plano, refletindo também no bolso do associado”, analisou.
O vice-presidente Jesus Brandão, que destacou ser um defensor da prevenção, disse acreditar que o programa trará bons resultados para os usuários do Unafisco Saúde. Ele contou que teve conhecimento de um outro programa, com base em exercícios físicos e convívio social entre idosos, que reduziu a zero o consumo de remédios de uso contínuo, com exceção dos medicamentos para controle do diabetes. Na avaliação dele, o PAIS pode trazer benefícios ainda maiores, evitando o adoecimento. “No PAIS, vamos cuidar da saúde e não da doença”, ressaltou.
A diretora Soniléa Leite conclamou os 1.792 beneficiários pré-selecionados a aderirem ao programa. “Precisamos que vocês participem e nos deem o feedback para sabermos se estamos indo no caminho certo”, pediu.
“Acredito muito nesse programa. Não tem como dar errado um projeto que cuida da saúde e não da doença. Com isso, espera-se que as pessoas vivam mais e com qualidade de vida”, concluiu a diretora Maria Antonieta.