Tributologia: Senadores do MS defendem aprovação da Reforma Tributária

Os três representantes do Mato Grosso do Sul (MS) no Senado Federal, Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL), são uníssonos em defender a aprovação da Reforma Tributária como urgente para o desenvolvimento do país.
Eles participam de um painel sobre o assunto nesta sexta (16). O evento, realizado pelo Sindifisco Nacional em parceria com a Delegacia Sindical de Mato Grosso do Sul, começa às 14h30, pelo horário de Brasília (13h30 no horário de Campo Grande), e será transmitido pelo YouTube do Sindifisco (veja o link aqui).
Na análise da senadora Simone Tebet (MDB), a Reforma Tributária é a “mãe de todas as reformas”, e precisa de espaço para ser discutida e aprovada pelo Parlamento.
“Há 20 anos discutimos mudanças sem grandes resultados. Agora, mais do que nunca, e diante da enorme crise econômica impulsionada pela pandemia, o Brasil exige resultados do Congresso. Temos a obrigação de sentar à mesa e encontrar as melhores soluções para a cobrança de tributos no Brasil. É urgente desburocratizar, melhorar o ambiente de negócios, garantir segurança jurídica, atrair investidores e promover justiça tributária”, ressalta Simone.
Para o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é consenso que o Brasil precisa de uma profunda Reforma Tributária, capaz de modernizar e tornar mais funcional seu sistema de impostos, contribuições e taxas.
“Não há quem defenda o atual sistema. Estamos diante de um projeto extremamente complexo, burocrático e que vai despender muito esforço de todas as lideranças do Senado e da Câmara dos Deputados. O desafio é simplificar esse sistema, com menor custo e mais equilíbrio. Mas principalmente tornar o ambiente de negócios mais propenso ao desenvolvimento de emprego e renda para toda a população”, defende o senador.
Já a senadora Soraya Thronicke (PSL) destaca que dados do Banco Mundial revelam que o Brasil ocupa a posição 184 entre as 190 economias do mundo em termos do sistema tributário, o que demonstra a necessidade da Reforma Tributária.
“Sendo assim, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que a Reforma Tributária ajudará no desenvolvimento do setor econômico do nosso país, pois com a revisão da atual legislação, iremos colaborar na melhoria do ambiente de negócios”, afirma.
O evento faz parte do projeto Tributologia (www.tributologia.com.br), lançado pelo Sindifisco Nacional no ano passado. O objetivo é aproximar a sociedade brasileira da discussão em torno do sistema tributário e auxiliar na construção de uma Reforma Tributária pautada em cinco eixos fundamentais: mais justiça, menos burocracia, mais agilidade, menos privilégios e mais fiscalização.