Revista aborda a importância da Aduana
“Aduana – fator de soberania nacional” é o tema central da nova edição do impresso “Tributação em Revista", publicado e editado pelo Sindifisco Nacional. A revista, que já está disponível no site da entidade, é um canal de divulgação das reflexões e da produção técnica e acadêmica dos Auditores-Fiscais. No mais recente número, o Sindicato publica três entrevistas e seis artigos, além de um texto sobre questões polêmicas em Direito Tributário.
Em entrevista à publicação, o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Fausto Vieira Coutinho, fala sobre os planos e as diretrizes da Receita para a área aduaneira. Em outra conversa com a equipe da revista, o coordenador-geral de relações Internacionais, Auditor-Fiscal Marcos Aurélio Pereira Valadão, discorre sobre a RFB e o comércio exterior. Na última entrevista disponível nesta edição, o economista italiano Vito Tanzi fala sobre tributação e crise econômica.
Nos artigos, são abordados assuntos como a guerra fiscal; a aduana e o combate à lavagem de dinheiro em operações de comércio internacional; a introdução do operador econômico autorizado no Sistema Aduaneiro Brasileiro e outros temas relacionados.
Os interessados em receber a publicação impressa devem enviar nome e endereço completo para o email estudostecnicos@sindifisconacional.org.br. Além de ser enviada às pessoas que compõem esse cadastro, a revista é distribuída a parlamentares, autoridades do governo, pesquisadores, acadêmicos, membros do Judiciário, entidades sindicais, entre outros. A publicação também pode ser lida pela internet. Para acessá-la, é só entrar no site do Sindicato e clicar no link “Publicações/Tributação em Revista”.
Colaboração – Os Auditores interessados em publicar artigos na revista devem enviar os textos por email para estudostecnicos@sindifisconacional.org.br. Os artigos, que são de responsabilidade dos autores, devem ser inéditos e estruturados segundo as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É necessário que os originais sejam apresentados em arquivos Word (textos) e Excel (tabelas), corpo 12, em até 15 páginas. Eles devem conter página inicial abordando os principais tópicos; notas e referências bibliográficas; além do currículo do autor (em no máximo cinco linhas).