Entidades definem mobilização em prol da PEC 555/06
Representantes do Sindifisco Nacional e de outras quinze entidades se reuniram na manhã de quinta-feira (4/3) em uma das salas de Comissões da Câmara dos Deputados para definir a articulação na luta em prol da instalação da Comissão Especial para analisar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 555/06. A proposta prevê a extinção da contribuição previdenciária sobre aposentadorias e pensões dos servidores públicos.
Durante a reunião, o representante da DS/São Paulo, Luiz Antonio Fuchs, falou sobre a criação da Frente de São Paulo pela Valorização das Carreiras Típicas de Estado. Segundo Fuchs, os debates realizados por essa instância propiciaram a implementação da Frente dos Servidores Públicos em Prol da PEC 555/06.
O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, João Santos, sugeriu que as representações estaduais das entidades nacionais fossem contatadas para agendar reuniões com os líderes e demais deputados nos estados com o objetivo de tratar da PEC. A sugestão foi acatada por todos os representantes.
Além de João Santos, os diretores Geraldo Secundino e Eduardo Moreira representaram o Sindifisco Nacional na reunião. Também participaram do encontro, representantes da Unafisco Associação, Anfip, Anesp, Mosap, Sinait, Fenafisco, Sindilegis, Andipu, Febrafite, Anfra Sindical, Sinal, Unacon e Apafisp.
Para Secundino, tendo em vista as inúmeras conversas com parlamentares, se a PEC for colocada em votação, ela terá muita possibilidade de ser aprovada. “Essa é uma matéria de grande importância para os aposentados e está sensibilizando muitos parlamentares que, de pronto, estão manifestando apoio”, destacou.
Agenda – Na tarde de quinta-feira, os representantes das entidades também tiveram audiência com o deputado Cleber Verde (PRB/MA), líder do partido na Casa. O parlamentar se comprometeu a intermediar uma audiência das entidades com o vice-presidente da República, José Alencar, com o objetivo de tratar do assunto. Para a próxima quinta-feira (11/3), está agendada reunião com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP).
Em continuidade ao trabalho parlamentar, o grupo também conversou durante a semana com o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), líder do seu partido na Câmara. O parlamentar recebeu os representantes e pediu que elaborassem um documento com mais informações sobre a Comissão Especial da PEC 555/06. O objetivo é respaldar o deputado para que faça um pronunciamento no Plenário sobre o tema. Rollemberg também prometeu pautar o assunto na reunião de líderes.
Também foram contatados durante a semana, entre deputados e senadores, os seguintes parlamentares: Paulinho da Força (PDT/SP); Paulo Rocha (PT/PA); Devanir Ribeiro (PT/SP); Mendes Tami (PSDB/SP); Guilherme Campos (PFL/SP); Vanderley Macris (PSDB/SP); Zenaldo Coutinho (PSDB/PA); Vicentinho Alves (PT/SP); Pepe Vargas (PT/RS) e Marcelo Crivela (PRB/RJ).