Trabalho parlamentar em Brasília segue forte e impulsiona a luta dos Auditores-Fiscais

A segunda semana do mês de março foi marcada pelo intenso trabalho parlamentar realizado pelo Sindifisco Nacional em defesa das pautas dos Auditores-Fiscais no Congresso. Durante toda a semana, a Direção Executiva participou de diversas reuniões com deputados e senadores, líderes e vice-líderes, com o objetivo de detalhar os pleitos da categoria e solicitar a intermediação junto ao Poder Executivo, especialmente para a regulamentação da Lei 13.464/2017. O trabalho parlamentar ganhou o reforço de Auditores-Fiscais do Mato Grosso e do Espírito Santo, que estiveram em Brasília para auxiliar na construção desse diálogo.
Na quarta-feira (9), a 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Natália Nobre Saraiva; o diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano Martins; e o presidente da DS/ES, Auditor-Fiscal José Henrique Mauri, foram recebidos na residência da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), presidente da Comissão de Orçamento do Senado. Durante a reunião, foi possível explicar detalhadamente a pauta que motivou a categoria a entrar em mobilização em dezembro do ano passado: além da regulamentação da Lei 13.464/2017, a recomposição do orçamento da Receita Federal e a realização do concurso público para o órgão. A senadora compreendeu a gravidade da situação e, ainda durante o encontro, entrou em contato com diversos interlocutores de peso.

Após a reunião com a senadora, o Sindifisco Nacional esteve com a deputada Iracema Portela (PP-PI), forte aliada política do ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, onde tramita o decreto de regulamentação da Lei 13.464/2017. A parlamentar também se comprometeu a buscar interlocução com o ministro, no sentido de garantir o atendimento da pauta dos Auditores-Fiscais.

No mesmo dia, o deputado federal Neucimar Fraga (PSD-ES) reuniu-se com a Direção Executiva Nacional para tratar das reivindicações da categoria e dos impactos causados pela mobilização histórica dos Auditores-Fiscais. A reunião contou com a presença dos Auditores-Fiscais José Henrique Mauri e Winderley Morais Pereira, além do vereador João Batista Barboza (PSD-ES).


O sindicato reuniu-se ainda com as deputadas Soraya Manato (União-ES) e Norma Ayub (União-ES), que também se comprometeram a colaborar na interlocução junto ao executivo.
Ainda na quarta-feira, a Direção Executiva Nacional e os Auditores-Fiscais Raimundo Roberto Sari Mendes, presidente da DS/MT; Alexandre Ranghetti Ribeiro e Antônio Ferreira, ambos filiados à DS/MT; participaram de reuniões com os deputados Valtenir Pereira (MDB-MT), Neri Geller (PP-MT) e Herculano Passos (MDB-SP). As reuniões foram bastante produtivas e os parlamentares compreenderam bem os pleitos da categoria.



Na quinta-feira (10), o diretor Floriano Martins esteve no Palácio do Planalto, na Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ), que compõe a Secretaria-Geral da Presidência da República, para discutir a regulamentação. Ele foi acompanhado pelo deputado Valtenir Pereira e pela delegação de Auditores-Fiscais do Mato Grosso, além da assessoria do deputado Neri Geller. O grupo foi recebido pelos assessores Renato França Lima e Leandro Gustavo.
Durante a semana, a delegação do Mato Grosso, composta pelos Auditores-Fiscais Alexandre Ranghetti Ribeiro, Antônio Ferreira dos Santos e Raimundo Roberto Sari Mendes, esteve ainda com os deputados Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) e Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ).
Os impactos da mobilização da categoria e importância da valorização não somente do cargo de Auditor-Fiscal, mas da própria Receita Federal, foram o foco de todas as reuniões.
O Sindifisco Nacional reforça a importância do contato com os parlamentares feito pelas bases. “O sindicato está à disposição para trazer os colegas que tenham agenda com os congressistas, pois esse contato qualifica o nosso diálogo e amplia a chance de termos sucesso nas interlocuções”, avalia Natália Nobre.
Confira a seguir outras imagens do trabalho parlamentar e, logo abaixo, um vídeo com o resumo da semana:



