RFB apreende arsenal em ônibus na Ponte da Amizade
Em uma fiscalização de rotina, a equipe de fiscalização da PIA (Ponte Internacional da Amizade), chefiada por um Auditor-Fiscal, detectou na tarde da última quinta-feira (2/9), no fundo falso de um ônibus com placa de Marília (SP), grande quantidade de armas, munições e granadas, em Foz do Iguaçu (PR).
Vários fatores levantaram as suspeitas da equipe de que havia irregularidades. Primeiro a pouca quantidade de mercadorias que os sete passageiros do ônibus carregavam; segundo, o nervosismo do motorista e, por fim, os registros de entradas, em descompasso com os de saída do veículo, registrado nos sistemas da RFB (Receita Federal do Brasil).
O desequilíbrio indica uma possível tentativa dos acusados de se esquivarem da fiscalização, na PIA, trafegando por estradas secundárias. Nas viagens de retorno do veículo, há passagens pela rodovia Presidente Dutra, o que talvez indique que o ônibus rumava ao Rio de Janeiro.
Havia ainda registros de que o veículo tinha trafegado na região de Corumbá (MS), que faz fronteira com a Bolívia. Também foi constatado que o motorista tinha registro de passagens pela polícia por furto, roubo a mão armada e estelionato, já tendo até cumprido pena.
Após busca no ônibus, foram encontrados em dois fundos falsos um pequeno arsenal:
5 fuzis calibre 0,30 importados
1 fuzil calibre 0,556 importado
1 fuzil calibre 0,762 (com a numeração raspada, contendo símbolo do exército argentino)
1 submetralhadora
100 carregadores para fuzil
26 clips para carregadores de fuzil (para facilitar a colocação de munição nos carregadores)
4 carregadores comuns avulsos para pistola
4 pistolas 9mm
1 pistola 45
40 granadas
1.700 projéteis calibre 556
12.308 projéteis calibre 762
1.008 projéteis calibre .30
De acordo com o chefe da PIA, Auditor-Fiscal Márcio Luiz Zamian, a quantidade de apreensões de veículos com fundos falsos foi elevada no mês de agosto. As Polícias Federal e Civil têm auxiliado as equipes de fiscalização da PIA.
Uma das granadas encontradas no veículo estava sem o pino, por isso agentes da Polícia Civil especializados no manuseio do artefato foram acionados e detonaram o armamento.
O motorista, todos os passageiros e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal. Somente o motorista foi preso.