Alfândega está mobilizada para receber os Jogos da Paz

A Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) está mobilizada, desde 5 de julho, para os JMM – Jogos Mundiais Militares – que acontecem entre os dias 16 e 24 de julho. O evento é o terceiro maior acontecimento esportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. Os Jogos Rio 2011, também chamados de Jogos da Paz, vão reunir cerca de seis mil atletas de 109 países durante oito dias de competições.

Desde o início do mês, implementou-se uma operação especial com objetivo de proporcionar às delegações e à organização dos jogos uma atuação coordenada com as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) e a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. O planejamento foi voltado para permitir a célere passagem das delegações pelo Aeroporto Internacional e pela Base Aérea do Galeão, bem como aeroportos de outras cidades brasileiras, minimizando as possibilidades de transtornos às comissões e ao país.  

O coordenador Regional da Receita Federal do Brasil para os Jogos Mundiais Militares, Auditor-Fiscal Guilherme Cantarino, responsável pelo planejamento da operação, destaca que os Jogos Mundiais Militares serão um desafio e, ao mesmo tempo, uma preparação para sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo. De acordo com ele, além da parte técnica envolvida na tarefa, outro desafio importante na atividade é lidar com as culturas diferentes dos representantes dos países que estão chegando para os “Jogos da Paz”.

Para o evento, a Alfândega do Aeroporto do Rio de Janeiro recebe o apoio de servidores de outras regiões, oriundos de cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, como Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. A ideia é que esses servidores adquiram e troquem experiências em eventos desse vulto, visando ao planejamento para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo, além de outros eventos de grande magnitude a serem realizados no país. 
 

Conteúdos Relacionados