Fiscalização não dá trégua a descaminho e contrabando
Em continuidade à Operação Primícias, a equipe de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) de Foz do Iguaçu apreendeu dois carros na localidade de Aparecidinha, zona rural de Santa Terezinha de Itaipu. Um Astra e um Kadett, ambos com placas de Brasília (DF) estavam carregados com mídias. Ao avistar as viaturas da RFB e PRF (Polícia Rodoviária Federal), o condutor do Astra tentou fugir em alta velocidade, mas pouco tempo depois o veículo quebrou. O motorista foi preso e encaminhado à PF (Polícia Federal). O condutor do Kadett conseguiu fugir. Os dois veículos tinham rádios comunicadores acoplados.
“Esses rádios comunicadores são os mesmos usados por batedores, que utilizam o equipamento para passar informações sobre a fiscalização. No caso desses dois veículos, os comunicadores estavam ocultos dentro do painel do carro e era acionado pelo botão do ar condicionado”, explicou o chefe da equipe de repressão e descaminho da DRF (Delegacia da Receita Federal) em Foz do Iguaçu, Auditor-Fiscal André Ferreira do Santos.
Na madrugada de quarta-feira (26/8), por volta de 1h, os servidores da RFB apreenderam um veículo em desvios da cidade de Santa Terezinha de Itaipu. Às 4h, um VW Polo com placa de Goiânia (GO) foi retido por agentes da PRF. O veículo também tinha um rádio comunicador escondido no painel. Nesses veículos, havia 200 cartuchos de munição calibre 380, além de medicamentos e anabolizantes escondidos em caixas de brinquedos. Dois homens de 26 anos foram presos e encaminhados à PF. Um deles é natural de Brasília (DF) e o outro de Aparecida de Goiânia (GO).
E, no começo da tarde, servidores da RFB apreenderam um ônibus com placa de Goiânia (GO) em um lava jato na cidade de Santa Terezinha de Itaipu. Além de estar com bagageiro lotado de mercadorias, os bancos do ônibus também foram retirados para armazenar maior quantidade de produtos possíveis. Nesse veículo, foram encontrados brinquedos, produtos de informática, eletroeletrônicos e peças de vestuário.
Lidocaína
Nesta quarta-feira (26/8), a equipe de fiscalização de Foz do Iguaçu deslacrou caixas supostamente com lidocaína, fármaco utilizado para multiplicar a cocaína pura. O insumo era levado por uma transportadora com nota falsa. A PF (Polícia Federal) foi acionada para periciar a substância.