Operação apreende dez carros e um ônibus na BR 277
Uma operação de rotina realizada pela equipe de Repressão ao Descaminho e ao Contrabando da RFB (Receita Federal do Brasil) de Foz do Iguaçu apreendeu 10 automóveis de passeio e um ônibus lotados de mercadorias vindas do Paraguai. A ação, que teve a parceria da PRF (Polícia Rodoviária Federal), aconteceu na tarde de quinta-feira (26/5), na BR 277, na altura do km 696, nas proximidades da cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná.
O trabalho da equipe teve duração de quatro horas. Foram apreendidos um veículo Polo, de Passo Fundo (RS); um Gol, de Rancho Alegre do Oeste (PR); um Monza, de Joinville (SC); um Verona, de Ribeirão Preto (SP); um Vectra, de Matelândia (PR); um Tempra SW, de Estância Velha (RS); um Fusca, de Cascavel (PR); um Tipo, de Leme (SP); dois Classic, um de Lençóis Paulista (SP) e outro de Santiago (RS); além do ônibus, com placa de Friburgo (SC). Ninguém foi preso, mas todos os veículos foram encaminhados ao pátio da DRF (Delegacia da Receita Federal) Foz do Iguaçu.
Segundo o chefe da equipe de repressão, Auditor-Fiscal André Ferreira dos Santos, os veículos, em maioria, transportavam eletrônicos e vestuário. “Os automóveis foram lacrados e agendamos as vistorias. Por enquanto só temos uma visão superficial das mercadorias, não foram encontradas drogas ou armas, mas vamos verificar os produtos nos próximos dias”, explicou o Auditor.
Os proprietários das mercadorias apreendidas deverão apresentar à Receita documentação que comprove a regularidade dos produtos. “De um modo geral, os carros e as mercadorias vão para perdimento”, adiantou André Ferreira dos Santos.
A operação é um trabalho de rotina que acontece pelo menos duas vezes por semana. O elemento surpresa, porém, fica por conta do ponto escolhido para o bloqueio. As apreensões são sempre significativas, o que sinaliza que a fiscalização deve ser cada vez mais repetida e apurada.
Foz do Iguaçu – Também no dia 26, outra operação conjunta da Receita Federal do Brasil e da Polícia Federal resultou na apreensão de dois veículos, ambos carregados com grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira irregularmente introduzidas no território nacional. Foram encontrados jogos para videogame, perfumes e cigarros. O valor total da apreensão foi estimado em R$ 200 mil. Além das mercadorias e dos veículos, também foi apreendida uma moto Honda de origem paraguaia.
Os veículos foram interceptados na Alameda Assaí, no bairro Jardim Lancaster II, em Foz do Iguaçu. Os servidores desconfiaram da movimentação em uma casa que, anteriormente, já havia sido utilizada como depósito de mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/05-Maio/Bol420/Trabalho_de_Auditor/]}