Operação Vinhedo apreende R$ 1,064 milhão em Caxias do Sul

A RFB (Receita Federal do Brasil) interceptou na manhã de quarta-feira (17/11) R$ 1,064 milhão em mercadoria irregulares nos estabelecimentos comerciais do camelódromo de Caxias do Sul. A denominada Operação Vinhedo foi comandada pela Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho) da 10ª RF (Região Fiscal). O objetivo da ação foi fiscalizar os estabelecimentos que já estavam sob suspeita de receptar mercadorias ilegais.

Outra razão que contribuiu para que a divisão deflagrasse a operação foi o monitoramento e a interceptação de cargas e veículos que tinham como destino Caxias do Sul e região. A operação contou com grande aparato de segurança. Os fiscais receberam o apoio de dez agentes da PF (Polícia Federal), dez da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e quarenta policiais militares do BOE (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar).

O chefe-substituto da Direp, Auditor-Fiscal Ary André Ruvaris, informou que o local foi alvo de outras fiscalizações do mesmo gênero há dois anos, ocasião em que, segundo ele, as equipes de fiscalização também interceptaram grande número de mercadorias irregulares. “Desta vez foram fiscalizados 33 estabelecimentos e apreendidos diversos produtos de informática, eletrônicos, brinquedos, roupas e também cigarros”, descreveu o Auditor.

Para o superintendente da Receita Federal do Brasil no Rio Grande do Sul, Auditor-Fiscal Paulo Renato Silva da Paz, esse tipo de operação “se faz necessária por ser uma medida de proteção à saúde pública, ao emprego do cidadão brasileiro e à economia nacional”.

Dois caminhões fizeram o transporte das mercadorias até o depósito da Receita. Os proprietários dos produtos têm até o dia 22 deste mês para apresentar documentos que comprovem a regularidade das mercadorias. Findo este prazo, a mercadoria está sujeita a pena de perdimento.

Conteúdos Relacionados