Operação apreende mercadorias no Rio Grande do Sul

Quatro Auditores-Fiscais vinculados às DRFs (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Santo Ângelo e Uruguaiana e IRF (Inspetoria da Receita Federal do Brasil) Itaqui, todas no Rio Grande do Sul, realizaram de 7 a 11 de setembro, a Operação Patriota, no Posto Fiscal do ICMS, em Iraí, na BR 386, principal rota de entrada de mercadorias estrangeiras no Rio Grande do Sul.

A Operação contou com a colaboração da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal). Foram apreendidas 60 caixas de cigarros paraguaios e mais três veículos que os transportavam. Quatro pessoas foram presas em flagrante. A apreensão ficou em aproximadamente R$ 90 mil.

De acordo com o chefe da seção aduaneira da DRF/Santo Ângelo, Sérgio Cristiani dos Santos, o nome da Operação foi uma alusão ao feriado da Independência, 7 de setembro, e teve o propósito de fiscalizar quem retornava do exterior.

A Operação Patriota também apreendeu um veículo que transportava peças de informática no valor aproximado de R$18 mil e produtos de informática introduzidos clandestinamente em lojas das cidades de Planalto e Ametista do Sul. As mercadorias foram avaliadas em aproximadamente R$30 mil.

Durante os quatro dias de Operação foram apreendidas, ainda, mercadorias no valor aproximado de R$ 62 mil durante fiscalização de veículos e ônibus. As mercadorias estão sendo quantificadas, qualificadas e valoradas para lavragem do Auto de Infração, propondo a pena de perdimento das mercadorias e veículos.