Receita realiza operação conjunta contra fraudes no IR
A RFB (Receita Federal do Brasil), a PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) realizaram ontem (29/4) uma operação de busca e apreensão em um escritório contábil de Brasília (DF), suspeito de comandar esquema de fraudes em Declarações de IRPF (Imposto de Renda das Pessoas Físicas).
Na investigação, identificou-se que os responsáveis se intitulavam como “Assessores Tributários” e prometiam ampliar o valor das restituições dos contribuintes ou diminuir o valor do imposto a pagar. Para burlar o Fisco, eles inseriam informações falsas nas declarações dos contribuintes. O escritório cobrava R$ 150,00 por atendimento e, posteriormente, 20% do valor efetivamente restituído para efetuar o serviço. Entre os beneficiários de restituições indevidas havia servidores públicos de diversos órgãos.
A RFB intimará os contribuintes que se favoreceram do esquema para comprovar as informações declaradas. Caso os dados não se confirmem, eles poderão ficar obrigados a pagar multa de até 225% do imposto omitido, além de ficarem sujeitos a sanções penais. Há outros grupos sendo monitorados. Estima-se que as fraudes tenham ocasionado perdas da ordem de R$ 34 milhões para os cofres públicos nos últimos cinco anos.