Fiscalização reforçada inibe contrabando e descaminho no Paraná

A equipe de fiscalização da DRF (Delegacia da Receita Federal) de Foz do Iguaçu deu início durante a última semana a um novo trabalho para combater o contrabando e o descaminho na região de Foz e nos municípios de Guaíra e Santa Helena (PR). A denominada “Operação Primícias”, que tem por objetivo combater os ilícitos nas zonas primárias e secundárias (áreas que abrangem hotéis, depósitos clandestinos, rodovias estradas rurais, favelas, postos de fiscalização e portos clandestinos do Lago de Itaipu e do Rio Paraná).

As operações de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) na região, que já contavam com apoio da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ganhou mais dois reforços.  “Essa operação tem como diferencial a entrada de dois segmentos da Polícia Militar do Estado: a Força Alfa – Companhia Independente de Fronteira – e a Polícia de Choque”, explica o chefe da equipe de repressão da DRF/Foz do Iguaçu, Auditor-Fiscal André Ferreira dos Santos.

Só no dia 18 de junho, a Força Alfa apreendeu 250 pacotes de mercadorias e mais 20 caixas de cigarro, além de 19 pedras de crack, prontas para a venda. Durante as ações, 90 policiais ficam posicionados ao longo do caminho entre os municípios de Santa Helena e Guaíra. Outro grupo da Polícia de Choque fica a postos na estrada de Santa Helena até Foz.

O inspetor da RFB em Guaíra, Auditor-Fiscal Paulo Bini, explica que a ação conjunta de vários agentes do Estado, cada um desenvolvendo o trabalho dentro de sua competência, só contribui para o monitoramento da região. “A entrada dos dois segmentos da Polícia Militar amplia as forças estatais e a capacidade de fiscalização focada no contrabando”, afirma o inspetor.

Outros resultados – No dia 17, os trabalhos resultaram na apreensão de quatro automóveis em um estacionamento da Vila Portes, em Foz do Iguaçu, e de diversos volumes de mercadorias na barranca do Rio Paraná e em uma casa no Jardim América. Em outra frente de fiscalização, foi apreendida uma caminhonete na região de Vila Esmeralda, no município de Matelândia.

No domingo, mais apreensões foram efetuadas. Desta vez, na Estrada Velha de Guarapuava e nas estradas rurais de Matelândia e de Céu Azul, totalizando oito veículos, além de diversos volumes de mercadorias apreendidos no posto da PRF. De acordo com o último balanço, foram realizadas nessa segunda-feira (20/7) apreensões de eletrônicos, produtos de informática e vestuário.
 

Conteúdos Relacionados