Receita fiscaliza bebida com selo falso
Uma operação denominada Blitz do Selo, que mobilizou 20 Auditores-Fiscais da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) em Bauru (SP), percorreu vários estabelecimentos comerciais da região para comprovar uma denúncia anônima de uso de selos falsificados em bebidas. Em dois dias de operação, os Auditores apreenderam 1,3 mil litros de uísque, além de outras bebidas.
Os falsificadores não foram presos, mas a equipe de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) já sabe a procedência da bebida e está finalizando um levantamento da empresa. “Já sabemos que a bebida era comercializada por uma empresa irregular de Catanduva (SP)”, disse o delegado da DRF em Bauru, Auditor-Fiscal Maurício Antônio Bento.
Com indícios de irregularidades, as bebidas apreendidas serão periciadas para apuração de eventual ilícito de utilização de selos de controle falsos, bem como em relação ao conteúdo, já que será verificado também se não se trata de bebida falsificada.
Para evitar consumir bebidas de procedência duvidosa, o próprio cidadão pode verificar se os selos nas bebidas alcoólicas importadas são verdadeiros. De acordo com informações repassadas pela DRF/Bauru, os selos originais são impressos em papel rugoso e possuem numeração tipográfica com duas letras e oito números. No centro, possuem faixa holográfica onde se observa, com o reflexo da luz, bandeiras nacionais ou bandeiras nacionais e o símbolo da RFB.
Os envolvidos serão responsabilizados de forma tributária e penal. A mercadoria está no depósito da RFB de Bauru.