Fiscalização fecha cerco em Foz do Iguaçu
Em continuidade à Operação Primícias, desencadeada no dia 16 de julho, a equipe de fiscalização da Receita Federal em Foz do Iguaçu apreendeu diversos produtos contrabandeados, entre cigarros, pneus, além de interceptar 3,1 quilos de crack e mais 3 de haxixe. A Operação Primícias visa combater os ilícitos na Zona Primária e na Zona Secundária, que abrange áreas de extensão como hotéis, depósitos clandestinos, rodovias, estradas rurais, favelas, postos de fiscalização e portos clandestinos do Lago de Itaipu e do Rio Paraná.
Os trabalhos, que têm contado com apoio da PF (Polícia Federal) e da Polícia de Choque/PM (Polícia Militar) e Canil, começaram na sexta-feira (18/9). Já no início da operação, no centro de Foz do Iguaçu (PR), a equipe flagrou quatro automóveis e um caminhão carregado com 91 pneus que foram introduzidos no país de forma irregular. Por volta das 17 horas do mesmo dia, no Posto Fiscal Bom Jesus em Medianeira, município próximo a Foz, a equipe interceptou diversas mercadorias entre eletroeletrônicos e produtos de informática. O material foi encaminhado à DRF (Delegacia da Receita Federal) para verificação da regularidade dos produtos.
No dia seguinte, na BR 277, nas proximidades de Santa Terezinha de Itaipu, servidores da Receita Federal apreenderam um automóvel e uma carreta carregada com aproximadamente 1000 caixas de cigarros contrabandeados, escondidas no meio de uma carga de frutas. O motorista foi preso.
À noite, três passageiros que viajavam em um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu – Curitiba foram presos. Entre eles, uma brasileira de 27 anos que transportava 3,1 quilos de crack. Ela informou que receberia R$ 1 mil para levar a droga até a cidade de Recife, Pernambuco. A passageira, que já tinha cumprido pena de dois anos por tráfico de drogas, foi encaminhada à Polícia Civil de Medianeira.
Outros dois passageiros, que seguiam de Foz para o Rio de Janeiro, foram surpreendidos pela fiscalização transportando 3 quilos de haxixe, em forma de palmilha, no tênis que calçavam. Ambos foram encaminhados à Polícia Federal.
Em outra frente de fiscalização, os servidores da RFB, em apoio à Polícia Federal, estouraram um depósito de mercadorias em Medianeira. No local, foram encontrados produtos eletrônicos, mídia, informática e bebidas, totalizando 202 volumes.
E no domingo, outro depósito foi fiscalizado. Na casa, localizada no bairro de Vila Pérola em Foz do Iguaçu, foram encontrados 124 volumes de mercadorias, principalmente cigarros, eletrônicos e mídia virgem. Segundo informações de quem estava guardando as mercadorias, elas seriam levadas em carros para Minas Gerais.