Aumenta contrabando de roupa na fronteira
Uma carreta lotada com roupas de inverno foi apreendida, na manhã do dia 16 de junho, por três Auditores-Fiscais da Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho) Porto Alegre (RS) que, após confirmar o descaminho por meio de trabalho de inteligência, requisitaram ajuda da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para auxiliar na apreensão.
Embora o contrabando tenha sido flagrado já na região metropolitana de Porto Alegre, na BR-290 próxima à entrada da ponte do Guaíba, a carga vinha de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. O veículo estava carregado com dez toneladas de vestuário oriundos da China. “Apesar desse tipo de apreensão ser comum nessa época do ano, apreendemos com mais frequência veículos de passeio abarrotados de roupa. Carreta foi a primeira vez”, contou o Auditor-Fiscal Leonardo Iglesias, da equipe de fiscalização envolvida na ação.
A carga ainda está sendo contabilizada, mas a avaliação preliminar dos Auditores da Direp é que as roupas somem R$ 200 mil. De acordo com Leonardo, a nota apresentada pela mercadoria seria falsa, já que o telefone e o endereço da suposta empresa importadora não conferem. Apesar de o motorista do veículo ter alegado que o material seria levado para uma malharia em Porto Alegre, o Auditor suspeitou que a carga, trazida do Uruguai, seria entregue a ambulantes na Região Metropolitana da capital gaúcha.
“Há mercadões de roupa que funcionam durante toda madrugada na Argentina e no Uruguai”, informou Leonardo, referindo-se ao fato de grandes levas de ambulantes brasileiros estarem “se abastecendo nessa fonte ilegal”. A carreta foi levada para um depósito da RFB (Receita Federal do Brasil), na Avenida das Indústrias. Já o condutor foi liberado após registro de ocorrência.
Caso se confirme a acusação de descaminho contra o motorista, um processo será aberto pelo Ministério Público, no qual ele será responsabilizado administrativa e penalmente pelos ilícitos cometidos.
O crime de descaminho é caracterizado pela entrada ou saída de produtos que não passaram pelos trâmites burocrático-tributários devidos.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/06-Junho/Bol436/Galeriatrabalhodeauditor/]}