Paranaguá faz maior apreensão de produtos falsificados da história do Porto
A Alfândega da Receita Federal do Brasil de Paranaguá realizou a maior apreensão de produtos contrafeitos de sua história. Foram retidas 60 toneladas de mercadoria falsificada, entre elas, bolsas, carteiras, relógios, roupas e óculos de marcas conhecidas internacionalmente.
Em função do grande volume apreendido, as mercadorias ainda estão sendo contabilizadas, estima-se que o valor da apreensão atinja R$ 10 milhões. A ação ocorreu no dia 9 de agosto.
Os responsáveis pela fraude estão sendo identificados e responderão por crime de contrabando e descaminho.
A apreensão ocorreu durante o procedimento chamado de gerenciamento de risco, no qual, por meio dos sistemas informatizados da Receita, o monitoramento das cargas ocorre antes mesmo de sua chegada ao país.
O procedimento envolve novas técnicas de avaliação de operações de comércio exterior que estão em implantação nos Portos do Paraná e de Santa Catarina. Hoje, os principais portos da região já contam com estruturas locais de inteligência e análise de risco para identificação de operações suspeitas. Também foi criada recentemente uma Equipe Regional de Gerenciamento de Risco que faz a integração das informações entre as Unidades Aduaneiras na 9ª Região Fiscal.
Foz – Em outra ação supervisionada por Auditores-Fiscais, a equipe da Receita Federal do Brasil no posto de fiscalização localizado em Santa Terezinha de Itaipu realizou, na manhã de sexta-feira (12/8) – junto com a Polícia Rodoviária Federal – uma operação de combate ao contrabando e descaminho, com apreensão de três automóveis contendo brinquedos e mídias irregularmente introduzidos no território nacional.
Um dos veículos apreendidos possuía um rádio instalado e fazia o papel de batedor. Somando mercadorias e veículos, o valor das apreensões foi estimado em R$ 45 mil. Ninguém foi preso.
Fonte: DS (Delegacia Sindical) Porto de Paranaguá e assessoria de comunicação da
Delegacia da Receita Federal do Brasil de Foz do Iguaçu
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/08-Agosto/Bol474/trab_auditor/]}