Fiscalização apreende 23 toneladas de produtos falsificados
A equipe de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) no Porto de Itajaí (SC) apreendeu 23 toneladas de produtos falsificados. A carga tinha origem na China e destino final em São Paulo, mas na passagem pelo porto catarinense foi interceptada pelo trabalho dos Auditores-Fiscais.
Os produtos (relógios, bolsas, carteiras e tênis) estavam todos acomodados em um contêiner. O importador declarou que a carga estava avaliada em cerca de US$ 37 mil, mas de acordo com a RFB as mercadorias valem mais de US$ 5 milhões.
A perspicácia dos Auditores-Fiscais envolvidos na fiscalização foi vital para o desfecho da fiscalização, já que a carga estava parametrizada como canal verde. “Temos um trabalho constante de monitoramento das cargas, e pudemos identificar que essa carga oferecia risco”, explica o delegado da RFB em Itajaí, Auditor-Fiscal José Carlos de Araújo.
Os produtos apreendidos eram imitações de marcas famosas como Dior, Gucci, Louis Vitton, Nike, Rolex e Armani. Agora a mercadoria será submetida aos trâmites legais pertinentes e, não havendo óbice jurídico, devem ser destruídos.