Operação Firewall intercepta R$ 12 milhões em mercadorias

Na manhã desta quarta-feira (17/11), a equipe da Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho) da RFB (Receita Federal do Brasil) no Rio de Janeiro desencadeou uma operação de fiscalização em um shopping de informática em Alcântara, na região de São Gonçalo. A operação – batizada de “Firewall” – teve por objetivo coibir a sonegação fiscal na compra e venda de equipamentos de informática. Nove equipes foram deslocadas para o local, onde existem 20 lojas.

O trabalho foi desencadeado a partir de um levantamento de integrantes da Direp, que estiveram no local e verificaram que era grande a possibilidade de existir mercadorias irregulares. Segundo o coordenador da ação, Auditor-Fiscal Luiz Fernando Lamarão, além de todo tipo de equipamentos de informática, como placas de computador e CPU, a operação apreendeu um elevado número de máquinas fotográficas digitais e de aparelhos celulares. "O valor estimado dos volumes interceptados chega a R$ 12 milhões”, informou o Auditor-Fiscal. Os equipamentos apreendidos não tinham nota fiscal de origem.

Doze Auditores-Fiscais participaram do trabalho, que teve apoio da Policia Civil e Militar.  Seis policiais civis acompanharam os fiscais no interior do shopping e duas viaturas do Batalhão de Choque escoltaram as mercadorias até o depósito da Receita Federal do Brasil, que fica na Avenida Brasil, no bairro de Benfica.

Conteúdos Relacionados