Grupo Garra apreende toneladas de produtos

Uma carga com aproximadamente 21 toneladas de produtos falsificados foi apreendida pelo Grupo Garra (Grupo de Análise do Risco Aduaneiro) da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Itajaí (SC). A carga estava retida desde fevereiro.

O material apreendido incluía roupas e relógios falsificados de várias marcas famosas e foi estimado em R$ 800 mil. Já os tributos suprimidos, como Imposto de Importação, PIS e Cofins, chegam à casa dos R$ 420 mil. “A logística utilizada pelo importador chamou a atenção da fiscalização”, explicou o Auditor-Fiscal responsável pela apreensão, Flávio Teixeira do Prado.

Para o Auditor, o Siscomex Carga foi fundamental para o resultado da fiscalização. Segundo ele, o Siscomex é uma das ferramentas mais eficientes para análise de risco das mercadorias. Na sua avaliação, porém, a fiscalização poderia ser incrementada com a integração entre os sistemas informatizados da RFB (Receita Federal do Brasil).

“A importação e a comercialização de produtos falsificados não só causam lesam aos cofres públicos, como retira empregos”, concluiu o Auditor, destacando a importância da apreensão. 

Conteúdos Relacionados