Reportagens destacam fiscalização
O trabalho dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) foi destaque dos telejornais da Rede Globo na quinta-feira (5/2) à noite e na sexta-feira (6/2) pela manhã. O jornalismo da rede de televisão ressaltou o cerco realizado pela RFB, em São Paulo, nas correspondências enviadas ao exterior. De acordo com o repórter César Tralli, a atividade dos Auditores-Fiscais na Central dos Correios de São Paulo aumentou as apreensões de drogas em 100% nos últimos três anos. Somente no ano passado, foram 700 flagrantes.
Neste começo de ano, os 12 Auditores responsáveis pela fiscalização das correspondências estão fazendo uma média de três apreensões por dia. De acordo com a reportagem, em função do trabalho realizado, foram encontrados, em um único dia, 16 pacotes diferentes escondendo drogas. “Não importa a embalagem, o tamanho nem o peso. Tudo passa pelo raio-x e pela triagem da fiscalização”, ressaltou Tralli, durante o Jornal Nacional.
Apesar do grande volume de apreensões, o inspetor da Receita em São Paulo, Auditor-Fiscal Marcos Siqueira, alerta que a prisão dos traficantes que tentam exportar a droga pelos Correios é muito difícil. As investigações têm apontado que todos os remetentes são falsos. Por isso, a Receita Federal pretende sugerir mudanças nos procedimentos dos Correios.
“Deveria haver uma filmagem e, a partir dela, formar um banco de dados para que se possa identificar pelas imagens quem postou a correspondência. Eu acho que a imagem ia ajudar a identificar quem participa de um tipo de ilícito dessa maneira”, aponta Siqueira.
O destaque dado ao trabalho dos Auditores lotados em São Paulo também levou a DS (Delegacia Sindical) São Paulo a divulgar nota sobre as reportagens.