Auditores apreendem mercadorias em Belém
Auditores-Fiscais de Manaus (AM) e de Belém (PA), que fazem parte da equipe de repressão ao contrabando e descaminho, realizaram um trabalho de inteligência fiscal que resultou na apreensão de um caminhão carregado de mercadorias chinesas, no último dia 26 de julho, em um porto privado de Belém.
Segundo o chefe da Direp 02 (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 2ª Região Fiscal), Auditor-Fiscal Luciano Carinhanha, parte da mercadoria estava sem nota fiscal e provavelmente seguiria para o Maranhão. A outra parte, embora tivesse documento, foi enquadrada como contrabando por não ter seguido os trâmites legais para sua colocação no mercado interno. A suspeita é de que esses produtos com nota seguiriam para São Paulo.
As mercadorias estão sendo contabilizadas no depósito da Alfândega do porto de Belém. Nesta terça-feira (28/7), a fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) já havia contabilizado 22.986 unidades de lanternas, 123.200 CDs e 200 mil unidades de DVD. A carga foi avaliada em R$300 mil.
O Auditor-Fiscal Luciano faz um apelo à população para que denuncie indícios de descaminho e contrabando, enviando e-mail para direp.pa.srrf02@receita.fazenda.gov.br. “A denúncia pode ser anônima. Acredito que essa nova ferramenta pode ajudar muito nosso trabalho”, diz o Auditor. Ele pede para que as pessoas tentem colher o máximo de informações – como local, horário, data - antes de denunciarem.
O motorista do caminhão também recebeu multa no valor de R$ 15 mil por transportar mercadorias sem documentação regular.