Fiscalização da Inspetoria Chuí apreende munições

A equipe de fiscalização da Inspetoria Chuí (RS), composta por três Auditores-Fiscais, apreendeu na quinta-feira (14/7), um veículo Santana Quantum carregado de munição. Segundo o chefe da Safia (Seção de Fiscalização Aduaneira), Auditor-Fiscal João Sirtoli, o veículo era velho (1990), tinha placa de um município distante (Encruzilhada do Sul) e estava trafegando em uma via vicinal (entre as praias da Barra e do Hermenegildo).

“A princípio as pessoas não levantavam suspeitas e a quantidade de mercadoria parecia para uso próprio, eram garrafas térmicas, chaleiras e etc. Mas ao acharmos duas armas de pressão, desconfiamos da munição. Foi quando encontramos projéteis no fundo do porta-luvas e munições embaixo do banco do carona”, explicou João Sirtoli.

Ao todo, foram localizadas 500 munições calibre 22, 40 munições calibre 38 e 20 munições calibre 32 todas compradas no Uruguai. As mercadorias e o veículo foram avaliados em R$10 mil. Mas na avaliação do chefe da Safia, o valor da apreensão não foi o mais importante, mas “o potencial ofensivo que a equipe coibiu ao retirar as munições de circulação no país”.

Armas de pressão não são proibidas, mas devem passar pelo controle alfandegário. A quantidade de munição encontrada na fiscalização é que tinha clara destinação comercial, o que terminou sendo confessado pelos ocupantes do veículo. Todos foram encaminhados para a Polícia Federal para a apuração do crime de tráfico internacional.

 
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/Julho/07-Julho/Bol454/trabalhodeauditor]}

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados