Receita faz apreensão de mercadorias nos Correios

A RFB (Receita Federal do Brasil) apreendeu aproximadamente R$ 100 mil em mercadorias enviadas irregularmente pelos Correios, no início da semana (dias 13 e 14/7), em Curitiba (PR). São produtos como laptops, placas de memória, pendrives, videogames, celulares, GPS, câmeras digitais, equipamentos para alarmes, projetores e cigarros, confiscados pela Operação Leão Expresso 13, deflagrada na sede dos Correios, que centraliza as mercadorias distribuídas em todo o estado. Um em cada cinco pacotes analisados pela equipe de fiscalização tinha irregularidades.

Para a RFB, os contrabandistas que enviam essas mercadorias a partir do Paraguai usam notas fiscais falsas ou de empresas “laranjas” para fazer a distribuição para todo o Brasil. O comércio eletrônico, que há cinco anos podia ser feito por quatro mil sites, hoje chega a pelo menos 20 mil.

Segundo informações divulgadas, a equipe de fiscalização, em dois dias de operação, analisou cem encomendas, principalmente vindas da região da fronteira, e encontrou irregularidades em 32 pacotes. No total, foram apreendidas mais de uma centena de unidades de equipamentos eletrônicos.

As pessoas que fizeram as compras e revenderam os produtos serão intimadas a comparecer à RFB para prestar esclarecimentos. Os consumidores, além de perder as mercadorias, serão multados e ainda podem ser indiciados por crime de contrabando e descaminho. A RFB vai destruir os cigarros e os produtos piratas. Os outros materiais devem ser doados para entidades assistenciais.

O chefe substituto da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita, Auditor-Fiscal Walter Furmann, explica que a operação terá continuidade, mas os locais e horários não serão divulgados, acrescentando que haverá fiscalização em outras empresas como transportadoras e empresas de transporte intermunicipais e interestaduais. “Vamos canalizar todo esforço em várias frentes para evitar que as irregularidades migrem para outras empresas”, completa.