Operação apreende 150 caixas de produtos falsificados

A RFB (Receita Federal do Brasil), com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal, apreendeu desde a última quarta-feira (11/11), quando foi deflagrada a operação "Ultravioleta", cerca de 150 caixas de produtos falsificados na Feira dos Importados, em Brasília.

A ação mobilizou 60 servidores da equipe de fiscalização da 1ª Região Fiscal, além de cem policiais civis. A operação não data certa para ser encerrada e o foco das apreensões são óculos, bolsas e relógios vendidos como mercadorias de grifes famosas. As mercadorias apreendidas totalizam R$ 950 mil.

Além de óculos, bolsas e relógios, entre as mercadorias confiscadas nesses dois dias de operação, estão tênis de marca, produtos eletrônicos e óticos.  Todo o material foi encaminhado para o DMA (Depósito de Mercadorias Apreendidas) da RFB. Para reaver os produtos, os donos das bancas terão que apresentar declaração de importação ou nota fiscal idônea de aquisição de mercadoria internacional.

Foram apreendidas mercadorias de 42 bancas. Vinte e seis chineses e 15 brasileiros foram encaminhados para a delegacia, onde prestaram esclarecimentos sobre a procedência dos produtos vendidos em suas bancas.

De acordo com o chefe da Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho), Auditor-Fiscal Wagner Castro, o alvo da operação são grupos econômicos que estão identificados com a máfia chinesa. “Até que consigamos desmontar o grupo e aprender todos os produtos falsificados, as ações vão continuar”, destacou Wagner.

 

Conteúdos Relacionados