Em menos de dois meses, Primícias apreende mais de 500 veículos
Em menos de dois meses, a fiscalização liderada pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil), em Foz do Iguaçu, já apreendeu 507 veículos utilizados para o transporte de produtos resultantes do descaminho e do contrabando. O resultado é o saldo atualizado da Operação Primícias, iniciada em 16 de julho deste ano.
De acordo com o Auditor-Fiscal André Ferreira dos Santos, que tem participado ativamente das ações relacionadas à Operação, o desempenho está diretamente relacionado a melhoria da estrutura envolvida na fiscalização. “Boa parte dessas apreensões de veículo se deve a esse incremento de pessoal e ao apoio policial, especialmente o que recebemos da Força Alfa”, explica André.
Ainda segundo o Auditor-Fiscal, o alto número de apreensões de veículos também tem relação com uma mudança de estratégia por parte dos contrabandistas. “A maneira que eles encontraram para tentar driblar a fiscalização foi utilizando carros de menor porte em estradas alternativas, fora das rodovias principais”, informa André. Mas a fiscalização tem constantemente ampliado os instrumentos de detecção dos infratores e alcançado bons resultados.
Apreensões – Na sexta-feira (4/9), a RFB apreendeu sete veículos em desvios da cidade de Santa Terezinha de Itaipu. No sábado (5/9), a fiscalização encontrou em uma agência dos correios em Foz do Iguaçu mercadorias irregulares e deu voz de prisão a um homem que apresentou nota fiscal falsificada de uma loja de produtos eletrônicos e de informática. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Foz.
No mesmo dia, a equipe da RFB abriu o Posto Fiscal Bom Jesus (Medianeira) e apreendeu um caminhão carregado com 195 volumes de brinquedos, escovas de dente e estojos de maquiagem. O condutor foi encaminhado também para a DPF.
Ainda no sábado, a fiscalização na Aduana da Ponte Internacional da Amizade apreendeu duas motocicletas que tentavam ingressar no país com mercadorias ocultas em fundo falso no tanque de combustível. As motocicletas transportavam sete videogames e 600 comprimidos de medicamento utilizado para tratamento de cálculos renais.
Por volta de 15h, foi apreendido 1 quilo de crack, oculto no forro do casaco de uma mulher de 62 anos, moradora de Curitiba. Ela disse que recebeu o casaco com a droga na cabeceira da ponte e receberia R$ 100,00 para atravessar a Aduana. A droga e a portadora, que já possui passagem por tráfico, foram encaminhados à DPF.
No domingo (6/9), a equipe da RFB efetuou fiscalizações a ônibus no Posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Santa Terezinha de Itaipu. No local, foram apreendidos mais de 23 quilos de maconha. A droga estava em posse de um passageiro que ia de Foz do Iguaçu a Curitiba. O passageiro e a maconha foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.