Duzentos litros de agrotóxico são apreendidos no Chuí
No último dia 27 de outubro, a equipe de fiscalização da Safia (Seção de Fiscalização Aduaneira) da IRF (Inspetoria da Receita Federal do Brasil) Chuí (RS), comandada pelo Auditor-Fiscal Otávio Augusto de Mattos, apreendeu 200 litros de agrotóxico procedente do Uruguai.
A mercadoria estava acondicionada em um veículo, cujo condutor tentou ingressar no país por uma estrada vicinal (paralela à BR 471, onde fica a Inspetoria), no horário do almoço, quando foi surpreendido pela equipe de fiscalização da Safia. Além do agrotóxico, o veículo também foi apreendido e o condutor encaminhado à Polícia.
A apreensão do agrotóxico foi fruto do trabalho de inteligência da Safia que, ciente das práticas utilizadas pelos contraventores, também faz barreiras em horários estratégicos nas estradas vicinais gaúchas.
De acordo com o Auditor-Fiscal Daniel Carlos também da Safia, o descaminho de agrotóxico nas fronteiras do Rio Grande do Sul é prática recorrente. “Estamos em uma região predominantemente agropecuária e os preços do agrotóxico do Uruguai são bem competitivos”, explica. Segundo ele, o condutor do veículo incorreu em vários ilícitos, como o de tentar burlar a fiscalização (estrada vicinal) e não possuir todas as licenças administrativas e ambientais.