Operação mobiliza 94 Auditores no Espírito Santo

Um esquema de obtenção de vantagens tributárias ilícitas por parte de empresas especializadas na exportação e na torrefação de café foi desvendado pela investigação deflagrada pela RFB (Receita Federal do Brasil) em parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e a PF (Polícia Federal). A "Operação Broca", realizada na última terça-feira (1/6), foi um desdobramento das investigações da RFB iniciadas em outubro de 2007 com a operação "Tempo de Colheita".

Os Auditores começaram a fiscalizar o setor de comércio de café, em empresas das regiões noroeste e norte do estado do Espírito Santo, segundo maior produtor de café do país, e descobriram um esquema de vantagens tributárias ilegais entre empresas comerciantes, exportadoras e torrefadoras de café do Espírito Santo e do município de Manhuaçu (MG).

De acordo com a delegada da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) de Vitória, Auditora-Fiscal Laura Gadelha, 34 mandados de busca e apreensão de material, em empresas e escritórios de Manhuaçu, foram cumpridos. Noventa e quatro Auditores da DRF/Vitória e da Alfândega de Vitória participaram da Operação.

A fraude resultou em prejuízos de R$ 280 milhões aos cofres públicos. De acordo com a delegada, esse valor é relativo a créditos tributários “fabricados”. A “Operação Broca” foi a maior realizada pela DRFnos últimos dez anos .

Conteúdos Relacionados