Repressão apreende US$ 100 mil em veículos e mercadorias

A ERA (Equipe de Repressão Aduaneira) de Foz do Iguaçu (PR) apreendeu, no dia 30 de junho, em Santa Terezinha de Itaipu (PR), doze automóveis de passeio que transportavam mercadorias irregulares. Segundo estimativas do Auditor-Fiscal Marcelo Mossi, a apreensão deve chegar à cifra dos US$ 100 mil.

Santa Terezinha de Itaipu, onde a barreira de fiscalização ficou montada durante cinco horas, fica a 35 Km de Foz do Iguaçu. Na operação, a ERA contou com o auxílio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para efetuar as apreensões. De acordo com o Auditor-Fiscal Marcelo Mossi, o maior gargalo para o trabalho de fiscalização neste ponto de fronteira ainda é pessoal.

“Temos três Auditores fixos para cuidar da repressão na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai)”, diz Marcelo Mossi. Mesmo recebendo reforço de pessoal de outras unidades, ele acredita que a quantidade continua insuficiente para um ponto de fronteira que precisa de repressão 24 horas por dia.

Marcelo também se disse perplexo com a notícia de que a RFB (Receita Federal do Brasil) ficou fora do Plano Estratégico de Fronteira do governo. “É descabido que o órgão que tem competência constitucional para atuar no combate ao contrabando, descaminho, pirataria e tráfico de drogas ter ficado de fora desse Plano”.

Os veículos com as mercadorias apreendidas pela ERA foram encaminhados ao pátio da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu e serão vistoriados nos próximos dias. Ninguém foi preso.

Conteúdos Relacionados