Fiscalização apreende veículos e mercadorias contrabandeadas

As equipes de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil), em trabalho da Operação Escudo, em Foz do Iguaçu (PR), apreenderam oito veículos e diversas mercadorias entre a tarde de sexta-feira (26/6) e o domingo (28/6).

Na sexta-feira, a fiscalização apreendeu cinco veículos em um depósito clandestino na zona rural da cidade de Céu Azul (PR). Na mesma localidade, uma casa de chácara servia para armazenar grande quantidade de cigarros e mercadorias vindas do Paraguai. Na residência, foi encontrado também um revólver calibre 38.

De acordo com o Auditor-Fiscal André Ferreira dos Santos, chefe do Precon (Grupo de Repressão ao Contrabando) da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) em Foz do Iguaçu, a chegada até o depósito clandestino foi fruto do trabalho de inteligência desenvolvido pela fiscalização. “Os contrabandistas têm evitado a utilização de ônibus como faziam antigamente e têm utilizado veículos leves no transporte de cargas como cigarro. Identificamos a tática e realizamos um trabalho de inteligência para a localização do entreposto usado para armazenagem do contrabando”, explica Santos.

Pouco depois, na cidade de Santa Tereza do Oeste (PR), outros dois veículos carregados com cigarros foram apreendidos. Ainda na sexta-feira, em uma agência dos Correios de Foz do Iguaçu, também foram apreendidos equipamentos eletrônicos.

No sábado (27/6), os trabalhos começaram de madrugada. Às 4 horas da manhã, no Posto da Polícia Rodoviária em Santa Terezinha de Itaipu, as equipes apreenderam mercadorias irregulares. Às 8h, a fiscalização apreendeu peças de vestuário em um hotel de Foz do Iguaçu. Às 13h30, no Posto Fiscal Bom Jesus, em Medianeira (PR), foram apreendidos 49 volumes de mercadorias e um carro.

Todos os itens retidos pela fiscalização foram encaminhados à DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) em Foz do Iguaçu para início das ações cabíveis contra os infratores.