Auditores apreendem drogas e mercadorias irregulares
Cinco Auditores-Fiscais participaram de uma operação em Medianeira (PR) que resultou na apreensão de drogas e mercadorias irregulares, nessa quinta-feira (6/1). “Pedimos reforço de pessoal para cobrir o efetivo que sai de férias nesta época do ano, portanto não temos baixa na fiscalização”,explicou o chefe substituto do Precon (Grupo de Repressão ao Contrabando) da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Foz do Iguaçu (PR), Auditor-Fiscal Cristian Kutinskas.
O foco da fiscalização foi o posto fiscal Bom Jesus e desvios nas imediações. “Estávamos monitorando um comboio de ônibus que sabíamos que iria passar por esta estrada por volta das 18h”, disse Kutinskas. Resultado: além das habituais mercadorias sem nota, foram apreendidos crack, cocaína e anabolizantes.
O chefe substituto do Precon diz que a fiscalização continua intensa neste mês de janeiro para não haver gargalos. “A baixa pode ser da parte dos contrabandistas que compram menos nesta época do ano por talvez terem gasto todo dinheiro em dezembro. Mas não há baixa por parte da fiscalização”, antecipa o Auditor.
A prova é que Lago de Itaipu foi alvo de mais uma apreensão, na madrugada desta sexta-feira (7/1). Duas embarcações carregadas com cerca de 500 caixas de cigarros foram apreendidas. Segundo informações do site G1, as apreensões ocorreram em Itaipulândia e Santa Terezinha de Itaipu (PR). Os condutores dos dois barcos fugiram e ninguém foi preso.
De acordo com o balanço das apreensões de 2010 divulgado pela DRF Foz do Iguaçu, o total anual das apreensões resultou no montante de US$ 117.954.879,00. Tal cifra corresponde a um aumento de 37% em relação ao registrado no ano de 2009. O resultado engloga as apreensões realizadas de Foz até Guaíra, abrangendo toda a região do lago de Itaipu.