Operação Primícias faz balanço das operações da semana
Em continuidade à Operação Primícias, desencadeada no dia 16 de julho, o trabalho de fiscalização da RFB (Receita Federa do Brasil) realizado em Foz do Iguaçu nessa semana resultou na apreensão de carros e de uma quantidade expressiva de drogas. Ao todo, foram apreendidos 22 carros e um caminhão. Os volumes de mercadorias retidos estão sendo deslacrados e contabilizados gradualmente.
Nessa sexta-feira (4/9), durante fiscalização no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Santa Terezinha de Itaipu, foram apreendidos 24,155 Kg de maconha. A droga era transportada por um brasileiro de 22 anos, em um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu/Rio de Janeiro. Parte da maconha, 21,155 Kg, estava em uma mala no bagageiro do veículo e o restante estava na bolsa de mão do passageiro, que juntamente com a droga foi encaminhado à Polícia Civil.
Na terça-feira (1º/9), foram apreendidos 14,80 Kg de um pó branco que, supostamente, trata-se de lidocaína. A substância estava envolta em plásticos, dentro de uma caixa de ferramentas, encontrada em um ônibus abordado pela PF (Polícia Federal) e PM (Polícia Militar) na cidade de Matelândia. O ônibus tem placas de Goiatuba (GO). A substância foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal para análise e o ônibus, apreendido.
“A Polícia Federal tinha uma informação de que o ônibus transportava maconha. A primeira vistoria no veículo se deu na segunda-feira à noite, mas nada foi encontrado. No dia seguinte, em processo de deslacração das mercadorias, achamos a suposta lidocaína, que está sendo periciada pela Polícia Federal junto com outros 100 quilos de um pó branco que foi apreendido na semana anterior”, afirmou o chefe da equipe de repressão e descaminho da DRF (Delegacia da Receita Federal) em Foz do Iguaçu, Auditor-Fiscal André Ferreira do Santos.
Ainda há informações de que, em Guaíra, a PM apreendeu dois veículos: um Furgão Trafic carregado com 400 quilos de brinquedos, 2.482 estojos de maquiagem, 300 cadeados e artigos de pesca, entre outros produtos, avaliados em torno de US$ 7,5 mil.
A Operação Primícias está sendo realizada em conjunto com a Polícia Federal, Força Alfa, Polícia Militar, Polícia de choque e Polícia Rodoviária Federal.