Operação em Foz conta com auxílio de helicóptero
A equipe de fiscalização de Foz do Iguaçu (PR) participou de uma operação digna de filme de aventura. Na noite do dia 11 de julho último, o chefe da Equipe de Repressão, Auditor-Fiscal André Ferreira Santos, e sua equipe contaram com o apoio do helicóptero da RFB (Receita Federal do Brasil) para apreender uma Toyota Hilux com aproximadamente R$ 7 mil em mercadorias estrangeiras.
Por volta das 21h30, a equipe do helicóptero passou a monitorar o veículo que saiu da margem brasileira do Rio Paraná. Provavelmente avisado por informantes da presença da viatura em que estavam o Auditor André e sua equipe, a caminhonete tentou despistar a fiscalização trafegando por diversos pontos da cidade. No entanto, com informações repassadas pela equipe do helicóptero, a viatura pode acompanhar o veículo pelas ruas de Foz do Iguaçu.
Em determinado ponto, o condutor do veículo em fuga perdeu o controle e bateu forte numa árvore. Os air-bags foram acionados. O condutor ainda desceu e tentou fugir à pé. Porém a equipe de fiscalização conseguiu detê-lo uma quadra adiante. Tratava-se de um cidadão de nacionalidade paraguaia que foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
O veículo apreendido tinha placa paraguaia e durante a fuga colocou em risco a segurança de outros condutores, desenvolvendo altas velocidades para tentar se evadir da fiscalização. As mercadorias estrangeiras trazidas clandestinamente do Paraguai, através do Rio Paraná, eram compostas primordialmente por vestuários e calçados.
As cenas referentes ao monitoramento, à apreensão do veículo e à captura do infrator foram registradas a partir do equipamento de gravação de imagens do helicóptero. Para André Ferreira, neste ponto de fronteira não se precisam apenas de mais helicópteros, ou de mais viaturas, ou de mais servidores, mas dos três.
“Já tínhamos uma situação muito ruim de pessoal aqui na fronteira. O último concurso de remoção agravou essa situação, o que termina fragilizando o serviço da Receita Federal do Brasil em um dos pontos mais importantes do país”, avaliou o Auditor-Fiscal.