Esquema de desvio de mercadorias é desarticulado
A RFB (Receita Federal do Brasil), em parceria com a PF (Polícia Federal), deflagrou na manhã desta quinta-feira (8/7) a “Operação Pilantropia”, com a finalidade de desarticular um esquema fraudulento de desvio de mercadorias destinadas a órgãos públicos e entidades filantrópicas no estado do Rio de Janeiro.
Durante toda a manhã, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão preventiva, simultaneamente, na cidade do Rio de Janeiro e em municípios vizinhos. Os mandados, expedidos pela Justiça Federal da capital carioca, foram direcionados aos escritórios das empresas relacionadas ao esquema, a depósitos de mercadorias e às residências das pessoas envolvidas.
Também foi determinado, judicialmente, o afastamento das funções de todos os servidores de órgãos públicos que estão envolvidos na fraude, inclusive do chefe do esquema, preso em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com as investigações, o grupo cometeu crimes como peculato, formação de quadrilha, receptação, entre outros ilícitos.
A operação foi realizada pela Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando) e pelo Espei (Escritório de Pesquisa e Investigação), ligados à 7ª RF (Região Fiscal). “O material está lacrado no depósito e será avaliado na sexta-feira”, afirmou o chefe da Direp, Auditor-Fiscal Cláudio José Gomes Maio.
A operação também resultou na apreensão de documentos e de R$ 200 mil em dinheiro. “Foi um trabalho de seis meses de investigação. O próximo passo agora é, a partir dos documentos apreendidos, investigar se ocorreram outras fraudes”, completou o superintendente-adjunto da 7ª RF, Auditor-Fiscal Marcus Vinícius Vidal Pontes.