Sindicato prestigia lançamento de candidatura
A Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo) lançou na sexta-feira (8/7), em Brasília (DF), a campanha oficial do candidato da entidade a ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Rosendo Severo. A instituição está na condução do “Indique Seu Candidato a Ministro", iniciativa inovadora e democrática cujo objetivo é apresentar à Câmara dos Deputados um nome tecnicamente qualificado e de reconhecida idoneidade como sugestão para o preenchimento da vaga que será aberta em breve com a aposentadoria do ministro do TCU, Ubiratan Aguiar.
O diretor-adjunto de Relações Intersindicais, Luiz Gonçalves Bomtempo, e o Auditor-Fiscal João Ribeiro Amorim (Brasília) participaram do evento de lançamento. A escolha do nome de Rosendo Severo no "Indique Seu Candidato a Ministro" é semelhante ao que acontece entre os Auditores-Fiscais – quando realizam a Lista Tríplice, instrumento que indica nomes para ocupar o cargo de secretário da RFB (Receita Federal do Brasil).
Em entrevista ao site da Auditar, Bomtempo falou sobre a experiência do Sindicato no assunto e defendeu a iniciativa nos órgãos públicos federais. “Já fizemos o processo de Lista Tríplice duas vezes para indicar o secretário da Receita. Apesar de ainda não termos logrado êxito, é preciso insistir porque temos experiências semelhantes bem sucedidas, como a do Ministério Público Federal”, afirmou o diretor.
Em pronunciamento durante o evento, Bomtempo falou sobre a formação do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) cuja composição dos membros é paritária – 50% é formada por Auditores-Fiscais e outros 50% são nomes indicados pelos contribuintes, experiência que vem dando certo.
O nome de Rosendo Severo foi escolhido com 43,6% dos votos. Na primeira etapa de escolha, foram indicados 63 nomes, desses, cinco e, por fim, o indicado. O candidato é o primeiro Auditor Federal de Controle Externo a se tornar candidato a ministro do TCU por meio de processo entre pares. Ele é especialista em políticas públicas e gestão financeira. Severo trabalha há mais de 20 anos no tribunal e já atuou em diversas secretarias do órgão, sendo inclusive secretário-geral de Controle Externo.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/Julho/07-Julho/Bol449/TCU/]}