Alerta do Sindifisco motiva protesto das centrais sindicais
Na próxima terça-feira (18/1), as centrais sindicais brasileiras mobilizarão a população nas ruas para reivindicar a correção do IR (Imposto de Renda). O protesto é reflexo de um alerta do Sindifisco Nacional sobre a necessidade urgente de atualização da tabela do IR, denunciada em um estudo da Diretoria de Estudos Técnicos e reproduzida largamente pela mídia nas duas primeiras semanas do ano.
De acordo com o estudo, o descompasso deve ultrapassar 70%, em 2011. Uma das considerações do estudo, por exemplo, é a de introdução das alíquotas de 7,5% e 22,5% para que o IR se torne mais progressivo, promovendo maior justiça social.
O diretor de Estudos técnicos, Luiz Antonio Benedito, alerta que sem a correção da tabela os trabalhadores assalariados que tiveram sua remuneração reajustada não terão ganho real em seus vencimentos. “Digamos que no ano anterior você estava na faixa de isento e, neste ano, tenha obtido um reajuste em função da inflação e, com isso, passa a contribuir. Vai passar a pagar 7,5% [porcentual que incide sobre a primeira faixa de cobrança] sobre o que excedeu, sem ter ganho real algum”, explicou o sindicalista.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) apoia a mobilização e convoca os Auditores lotados em São Paulo para apoiar a manifestação marcada para às 10 horas diante do prédio da RFB (Receita Federal do Brasil), na Avenida Paulista, número 1840.