Stand do Sindifisco é atração na segunda edição da Code

O stand do Sindifisco Nacional, na segunda edição da Code (Conferência para o Desenvolvimento), atraiu um público variado, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O stand ficou sob os cuidados da Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional.

No espaço, o Sindifisco expôs algumas das publicações produzidas pela entidade, como o “Projeto Fronteira em Foco” e a cartilha “A progressividade na tributação brasileira: por maior justiça tributária e fiscal”, que despertou bastante interesse do público por ser um material ilustrado e de linguagem mais simples.

Outras publicações, como o “Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças”, chamaram mais a atenção de um público específico, como a estudante de Economia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Danielle Calazans, que está trabalhando em uma pesquisa sobre os aspectos socioeconômicos do semi-árido nordestino. “Fiquei interessada nas propostas de mudança do Sindicato. O sistema tributário é um tema difícil, até para nós que somos da área”.

Quem também visitou o stand do Sindifisco foi o assessor da Direção Técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Sérgio Eduardo Mendonça. Para ele, a iniciativa do Sindifisco Nacional de montar um espaço no evento foi excelente. “O Sindicato, talvez, seja uma das entidades que mais acumulam conhecimento na área de tributação. Partilhar esse conhecimento é fundamental para ganhar força política. E esse stand cumpre esse papel de aproximação”, diz ele.

Ao montar stand no evento, o Sindifisco aproxima a entidade da sociedade em geral e conquista um novo público. “Passei aqui várias vezes e não sabia o que era Sindifisco, não sabia nem que vocês disponibilizavam material para o público externo”, disse o estudante de Economia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Samuel Albuquerque.

O técnico do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), José Aparecido, elogiou a iniciativa do Sindicato. "O diálogo com futuros profissionais e com atores de movimentos sociais, talvez, seja um dos grandes ganhos de participar do evento", destacou.

Palestra – Além de conceder explicações aos visitantes do stand, o gerente do Departamento de Estudos Técnicos, Álvaro Luchiezi Jr., também dividiu a mesa “Tributação e Equidade” com técnicos do Dieese e do Ipea. Durante os debates, Álvaro falou sobre a cartilha “A Progressividade da Tributação Brasileira: por maior justiça tributária e fiscal”.

Evento – A Code é uma promoção do Ipea, um parceiro do Sindifisco Nacional em outros eventos e que cedeu o espaço gratuitamente para que o Sindicato montasse o stand. O evento também contou com a participação do Dieese; da Secretaria-Geral da Presidência da República; dos Ministérios do Planejamento, da Cultura, da Previdência Social, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); do Sesc (Serviço Social do Comércio), dentre outros. 

{yoogallery src=[ images/publicacoes/boletins/2011/11-Novembro/Bol545/Galeria_CODE/]}

Conteúdos Relacionados